domingo, 30 de julho de 2023

O QUE SÃO HEPATITES VIRAIS

 

























Praia em Ubatuba receberá festival de esculturas de areia; veja detalhes


(Foto: Reprodução/Internet)

Moradores e turistas poderão conferir obras no próximo dia 6 de agosto, na praia do Perequê-Açu; inscrições estão abertas para pessoas de todas as idades

Redação SPRIO+ 


A praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, será o palco de um espetáculo de arte em areia promovido pela Associação dos Moradores do Perequê-Açu (AMPA) no próximo dia 6 de agosto, das 8h às 13h.

O Festival Madre Glória de Esculturas de Areia promete encantar moradores e turistas com obras surpreendentes esculpidas nas areias do canto direito da praia.


As inscrições estão abertas e se você acha que é apenas para especialistas, se enganou. O concurso foi feito para pessoas de todas as idades mostrarem seus talentos.

Para garantir a participação, as inscrições devem ser feitas na sede da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Algumas vagas também serão disponibilizadas no dia do evento. No entanto, a organização destaca que a inscrição prévia garante um espaço na areia reservado previamente, além de oferecer ferramentas de apoio, como baldinhos e pás, para auxiliar na criação das obras.


FONTE...

https://spriomais.com.br/2023/07/28/praia-em-ubatuba-recebera-festival-de-esculturas-de-areia-veja-detalhes/



TUDO QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE DOENÇA DE PARQUINSON

 













sábado, 29 de julho de 2023

Festival Madre Gloria de Escultura na areia acontecerá dia 06 de Agosto

 

Licençapara divulgar o festival Madre Gloria de Escultura na areia que vai acontecer no dia 06 de agosto no PerequeAçu.  Com premiação se inscrevam!

*Premiação EM 💲💲 para  2 categorias : 

   A) maior de 18 anos

   B) menor de 18 anos


👉🏻 Valor em dinheiro💲💲

1° lugar - R$ 600,00

2° lugar - R$ 300,00

3°lugar - R $ 150,00


👉🏻  Inscrição na FUNDART .  Corre lá pessoal ☺

Ouvidoria do Ipem-SP divulga ranking de reclamações do primeiro semestre de 2023

 


Por: Redação
25 de Julho de 2023 às 10:00

 

A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, com a finalidade da proteção para o consumo, divulga o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao primeiro semestre deste ano.
No período, de janeiro a junho desse ano, foram 1.401 atendimentos. Desses, 989 estão efetivamente relacionados a sugestões, solicitações, e busca de informações, 412 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 226 casos foram fiscalizados e concluídos e 186 se encontram em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 47 foram reprovados.
Bomba medidora de combustíveis lidera a quantidade de reclamações no período, totalizando 149 registros e 106 denúncias concluídas. No entanto, apenas 8,5% foram procedentes.
Segurança em aparelhos eletrodomésticos e similares, colchões e colchonetes de espuma flexível, GLP (botijão de gás), pão embalado e dispositivos elétricos baixa de tensão também estão nos destaques do ranking, representando cada um 50% das denúncias procedentes.
Não houve reprovação nas denúncias finalizadas em caldeiras e vasos de pressão.
Foram mencionados no ranking balanças, segurança em brinquedos, fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, inspeção técnica em manutenção de extintores de incêndio, entre outros.

Confira o ranking de atendimentos de janeiro a junho de 2023, acesse https://www.ipem.sp.gov.br/images/00transparencia/OUV/ranking.pdf
No mesmo período em 2022, foram 1.581 atendimentos. Desses, 889 estavam efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 692 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 393 casos foram fiscalizados e concluídos e 299 se encontram em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 79 foram reprovados.
Segurança em aparelhos eletrodomésticos com 84,2% de reclamações, manutenção de extintores de incêndio com 57,1%, e serviço de reforma de pneus com 54,5% lideram o número de denúncias procedentes.

Como denunciar

O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo.
“É importante que a população tenha certas informações para denúncia, que auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam na nota fiscal. Principalmente, ao denunciar bombas medidoras de combustíveis. Nesse caso, os dados da nota, o nome do posto, razão social do estabelecimento, CNPJ, endereço completo, combustível abastecido, e se possível, qual bomba abasteceu o veículo. Dessa maneira, o fiscal ao apurar a denúncia, vai direto na bomba suspeita”, explica a ouvidora, Célia Maria Salomão.
Mais informações sobre a Ouvidoria do Ipem-SP, acesse http://www.ipem.sp.gov.br/index.php/ipem-sp/ouvidoria
Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou www.ipem.sp.gov.br

Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp

Fonte: Ipem-SP

Festival gastronômico de Ubatuba chega a sua 14ª edição

 


Literalmente, um prato cheio para amantes da gastronomia, o Festival Gastronômico “Sabor Caiçara” de Ubatuba acontece de 28 de julho a 03 de setembro. Esperado anualmente, a iniciativa é promovida pelo Convention&Visitors Bureau e conta com a participação de XX estabelecimentos e cem pratos.
Trata-se de mais uma iniciativa de promover o turismo local.
Cada local do Festival Gastronômico de Ubatuba incluirá em seu cardápio promoções e receitas que vão dos ingredientes tradicionalmentes locais. Isso inclui: pescados e frutos do mar, até a cozinha internacional ou Oriental.
Os jurados visitarão todos os estabelecimentos da categoria e acompanharão a elaboração da receita. As ações e promoções acontecerão em todos os estabelecimentos participantes, que concorrem em 10 categorias distintas no Concurso de Receitas.


 JORNAL A CIDADE UBATUBA 

80 famílias de Ubatuba que sofreram perdas pelas fortes chuvas, são beneficiadas com o projeto “Energia com Cidadania”

 

                                         

Na manhã da quinta-feira, 27 de julho, 80 famílias de Ubatuba, cadastradas nos equipamentos da Assistência Social e que sofreram perdas em consequência dos períodos chuvosos, foram beneficiadas com novas geladeiras e lâmpadas de LED.

A ação intitulada “Energia com Cidadania”, realizado pela Elektro, concessionária responsável pela distribuição de energia em Ubatuba, e prefeitura, visa a troca de refrigeradores antigos e também a entrega de lâmpadas de LED por modelos mais eficientes, a fim de proporcionar economia na conta de luz e impacto positivo na economia mensal dos beneficiados.

A entrega ocorreu na Sede da Regional Sul, no bairro da Maranduba, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Eugênio Zwibelberg, secretário adjunto de Assistência Social, Luiz Cláudio Martins Monteiro, e Eduardo Zornoff, Representante institucional da Elektro, que, inclusive, agradeceu o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, a qual proporcionou o apoio logístico.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU

Sabesp realiza obras de implantação de redes coletoras na região central de Ubatuba

 

A Sabesp informa que vai interditar a partir de segunda-feira (31) a Rua Guarani, no bairro Itaguá, trecho do aeroporto, para realização de obras de assentamento de redes coletoras de esgoto.

A interdição vai até o dia 4 de agosto e as equipes da Diretoria de Trânsito de Ubatuba estarão orientando o fluxo.

Durante o período de obras, os desvios deverão ser realizados, no Itaguá, pela Rua Taubaté e, no centro, pela Rua Dom João III.

A Companhia pede desculpas pelos transtornos e segue à disposição dos clientes pelos canais de atendimento: telefones 195 e 0800 055 0195 (ligações gratuitas), pelo WhatsApp 11 3388-8000 ou pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.

Fonte: Sabesp

Oficina de dança da Fundart é premiada em Joinville

 


Coreografia “Entre o acaso e o breu” ficou em primeiro lugar no festival da Sapatilha na noite de quinta-feira
De Ubatuba para o maior festival do mundo: as bailarinas da Fundart, sob coordenação da professora e coreógrafa Alessandra Penha, que há quase 30 anos conduz o curso de ballet da Fundart, mais uma vez se destacaram nos palcos e conquistaram o 1º lugar no Festival da sapatilha na 10ª Tarde do Festival da Sapatilha, 27 de julho, na categoria Ballet Neoclássico, com a coreografia “Entre o acaso e o breu”
O grupo composto por 12 bailarinas teve seis trabalhos coreográficos aprovados, sendo três para o Festival da Sapatilha e três para apresentações em palcos abertos.
Festival da Sapatilha
O Festival da sapatilha contou com um júri altamente qualificado no mundo da dança e representou uma das novidades da edição de 40 anos do maior festival de dança do mundo.
Trata-se de um novo palco competitivo com vencedores apresentados todos os dias.
Festival de Joinville
O evento reúne mais de sete mil participantes diretos e atrai público superior a 230 mil pessoas durante os doze dias de Festival. Os números expressivos renderam a citação de Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book.

JORNAL A CIDADE UBATUBA SP

Copa Clemilta Bernardino - Quartas de Finais cancelada devido as chuvas

 

COPA CLEMILTA BERNADINO 2023 40TÃO 


RODADA CANCELADA MOTIVO MUITA CHUVA. 


COMO DISSE NOSSO AMIGO JURABELO ( EM MEMÓRIA  ) E QUE VENHA SOL. 

ESTAVA PENSANDO DE UMA CHUVA ESTAVA MUITO SECO. 


#ESPORTEÉSAÚDE!

#ESPORTEÉVIDA !

Avenida Iperoig será interditada a partir de 31 de Julho

 



A avenida Iperoig, na orla da cidade, está em obras há alguns anos. Do dia 31 de julho até o dia 4 de agosto o local será interditado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na altura do aeroporto/shopping Mall, no bairro Itaguá, até o trecho da rua Guarani, para de ampliação da rede esgoto.


De acordo com a prefeitura, nesse período os desvios deverão ser realizados do Itaguá, por meio da rua Taubaté, e do centro pela Dom João III. Além disso, que terão faixas de sinalização e equipes de trânsito irão orientar os motoristas. 


Obra da Iperoig 


Conforme o projeto, a revitalização da avenida Iperoig contempla toda infraestrutura de pavimentação, calçadas e novo acesso. O canteiro central tem, iluminação em led. Além disso, haverá a limpeza do canal de drenagem, instalação de rampas de acessibilidade, colocação de bloquetes na via, ciclovia e estacionamento.


O projeto conta com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) e verba municipal. Após a conclusão das obras, conforme a prefeitura, Ubatuba contará com mais de oito mil novas ligações de esgoto, com ampliação de cobertura de esgoto de 54% para 72%. Segundo o prefeito Márcio Maciel, em entrevista à Rádio Costa Azul, a obra deve ser entregue à população em outubro de 2023.


📸: Rádio Costa Azul 


#radiocostaazul #noticia #ubatuba

sexta-feira, 28 de julho de 2023

𝗔 𝗜𝗹𝗵𝗮 𝗥𝗮𝗰𝗵𝗮𝗱𝗮 𝗲𝘀𝘁á 𝗰𝗼𝘁𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗮𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗚𝘂𝗶𝗻𝗻𝗲𝘀𝘀 𝗕𝗼𝗼𝗸, 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗮 𝗺𝗲𝗻𝗼𝗿 𝗽𝗿𝗮𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼.

 





𝗔 𝗜𝗹𝗵𝗮 𝗥𝗮𝗰𝗵𝗮𝗱𝗮 𝗲𝘀𝘁á 𝗰𝗼𝘁𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗮𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗚𝘂𝗶𝗻𝗻𝗲𝘀𝘀 𝗕𝗼𝗼𝗸, 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗮 𝗺𝗲𝗻𝗼𝗿 𝗽𝗿𝗮𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼.
A praia de Gulpiyuri, localizada nas Astúrias, na Espanha, com 40 metros de extensão, ostenta o título oficial de "menor praia do mundo" cravado pelos Guinness Book. Extraoficialmente, aqui mesmo no Brasil teríamos uma menor ainda, a Praia da Paciência, no município de Penha, em Santa Catarina, com uma faixa de areia de 20 metros. Porém, as duas cidades podem ser desbancadas em breve.
O Brasil tem duas das 39 praias mais bonitas do mundo, aponta revista Surfe, "point" secreto e bugue: viaje pela Baía Formosa do Italo Ferreira Queridinhas no Airbnb: veja as casas de praia mais desejadas do Brasil O município de Ubatuba, no litoral Norte paulista, diz ostentar, de fato, a menor praia do Brasil e do mundo. E quer registrar o feito no Guinness Book para desbancar as "rivais". A praia está localizada a 18 quilômetros do continente, ao norte de Ubatuba, em um ilhote conhecido por Ilha da Selinha ou Ilha Rachada - que recebe esse segundo nome por causa de uma fenda existente entre as duas formações rochosas.






É justamente na fenda, que "rasga" a ilha ao meio, onde está localizada a praia. Vista de frente da ilha, o trecho de areia possui modestos 4,30 metros de extensão. A faixa de areia se estende até o lado oposto da ilha, bastando percorrer cerca de 15 metros de areia fofa e pedras, entre os dois gigantes paredões que formam a fenda. Esse trecho é estreito. Na parte mais larga possui cerca de quatro metros, mas a maior parte possui cerca de dois metros de largura. Na área da areia, é possível abrir apenas um guarda-sol. Ou dar três passos.
𝗘𝗺𝗯𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗶𝗯𝗶𝗱𝗼
A Ilha Rachada está no roteiro de diversos receptivos turísticos que realizam passeios de lancha em Ubatuba, mas o embarque não é realizado devido ao tamanho do lugar, que não comportaria a quantidade de turistas, e por medidas de segurança. "Para chegar à faixa de areia há um aglomerado de pedras que geram fortes ondas, de acordo com a força do mar, o que poderia gerar sérios acidentes durante o embarque e desembarque dos turistas. Além disso, tem a questão da preservação ambiental da Ilha Rachada", explica Édson Magalhães, da Nautika Tour, uma das operadoras que realizam passeios de lancha para as ilhas de Ubatuba.





"Fazemos paradas em seu entorno apenas para contemplação, para que os turistas possam fotografar e filmar. As lanchas (de operadoras que realizam os passeios) param a uma distância segura da ilha", ressalta. No entanto, muitos praticantes de stand-up, caiaque e proprietários de pequenas embarcações particulares acessam a ilha nas primeiras horas da manhã, quando o mar está calmo — apesar da falta de estrutura para atracação de embarcações e de água potável. Quem chega de barco precisa ancorá-lo a uma certa distância, longe das formações rochosas, e nadar até a praia.
Divulgação Apesar de a Ilha Rachada constar no roteiro da maioria das agências de turismo que realizam passeios de lancha, o lugar não é oficializado pela prefeitura como atrativo turístico. De acordo com os operadores, também nunca houve, até agora, interesse em divulgar a praia existente na ilha como "a menor do Brasil" ou "a menor do mundo". Diante da ampla divulgação do lugar, que já ocorre há anos nas redes sociais por meio de registros feitos por turistas, a prefeitura de Ubatuba informou que está desenvolvendo uma campanha de divulgação do atrativo, por intermédio da Secretaria de Turismo do município, que se tornará oficial. Os passeios, porém, serão apenas para contemplação.
Em nota, o município informou que pretende registrar o feito no livro dos recordes.





“Temos interesse em incluí-la no Guinness Book e estamos viabilizando alguma forma de poder cumprir os critérios, sabendo-se que a Ilha é um atrativo visual no qual não é permitido desembarcar para poder colher os registros fisicamente"
Para isso, a prefeitura explicou ainda que está realizando os levantamentos e pareceres jurídicos para viabilizar o registro para dar entrada no pedido de reconhecimento do atrativo na publicação. "A Ilha da Selinha é recoberta por espécies vegetais de predominância da Mata Atlântica e por ser habitada (por espécies de aves marinhas) e seus entornos serem de costões rochosos, levamos em conta também a sua preservação, por isso esses levantamentos são importantes para que depois possamos seguir com a inclusão do atrativo no Guinness Book", finalizou a prefeitura.
Fonte: Nossa Viagem UOL












Confira a programação do fim de semana em Ubatuba a qual apresenta diversas opções de entretenimento,

 




A programação do fim de semana em Ubatuba apresenta diversas opções de entretenimento, mas também, ações de conscientização nas áreas do Meio Ambiente e Saúde.

Nesta sexta-feira, pessoas que ainda não completaram o calendário vacinal referente á Covid-19 ou aqueles que desejam se vacinar contra a influenza podem comparecer em UBS específicas que funcionarão até às 21 horas. Além disso, na manhã de sábado, 29, o grupo tamoio organiza uma ação de limpeza do Rio Tavares, relembrando a importância da preservação do local em que vivemos.

Amantes da cultura têm diversas opções, desde palhaçaria, até música e musicais – que devem acontecer no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

 

Confira a programação:

 

Até 6 de agosto

Exposição “Pétit Galerie – Entre o Céu e o Mar”

Malibu Restaurante e Pizzaria

 

Sexta-feira – 28 de julho

19h – Circo Pipoca – espetáculo com a Trupe do Convívio das Artes

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

Até 21h – Sextou com vacina

Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Maranduba, Perequê-Mirim, Cícero Gomes, Perequê-Açu e Ipiranguinha

 

Sábado – 29 de julho

A partir das 8h –  Mutirão de limpeza do Rio Tavares – Tamoio de Ubatuba

Ponto de encontro: contenção do campinho da Estufa I

 

A partir das 9h – Folia do Divino

Região do Itaguá

 

Domingo – 30 de julho

A partir das 9h – Folia do Divino

Marafunda

 

15h – Espetáculo Wandinha

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

21h – Música na Praça com a Retreta Maestro Pedrinho
Praça Exaltação da Santa Cruz

Ações da saúde oferecem testagem gratuita para hepatites B e C

 



A Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha “Julho Amarelo” e oferece à população testagens gratuitas para identificação das hepatites B e C. Além das ações efetivadas ao longo do mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a iniciativa preparou dois dias de mutirões:

Na sexta-feira, dia 28, na parte da manhã, os testes acontecerão na Casa de Passagem e, no período da tarde, na Praça 13 de Maio e na Rodoviária Verdebus, na área central da cidade.

No sábado, dia 29, a testagem será disponibilizada pela manhã na Feira Livre da Praça BIP e das 9h às 17h na UBS Marafunda.

O teste rápido é feito por uma pequena picada no dedo da mão e o resultado concluído em poucos minutos. Em caso positivo, o paciente é direcionado para tratamento.

As hepatites virais são infecções que acometem o fígado, causadas por vírus classificados como A, B, C, D e E. Por serem doenças silenciosas, com poucos sintomas na fase inicial, diagnosticar requer ações constantes, como a campanha do “Julho Amarelo”. As formas de contágio são diversas e podem ser por contato com água e alimentos contaminados, sexo desprotegido, transmissão materno-infantil, compartilhamento de objetos para uso de drogas e até mesmo falta de esterilização em materiais de manicure, tatuador, dentista, entre outros serviços que não obedeçam às normas de biossegurança.

A recomendação é para que toda pessoa seja testada pelo menos uma vez na vida. Se houver suspeitas da doença, a pessoa deve procurar rapidamente a UBS mais próxima da sua residência.

Confira a programação:

Dia 27: UBS Puruba – das 10h às 12h

Dia 27: UBS Picinguaba – das 8h30 às 14h

Dia 28: Casa de Passagem – período da manhã

Dia 28: Praça 13 de Maio e Rodoviária Verdebus – período da tarde

Dia 29: UBS Marafunda – das 9h às 17h

Dia 29: Feira Livre da Praça BIP – período da manhã

Dia 31: UBS Fazenda da Caixa – das 9h30 às 13h

PREFEITURA   DE  UBATUBA   SP

80 famílias são beneficiadas com o projeto “Energia com Cidadania”

 





Na manhã da quinta-feira, 27 de julho, 80 famílias de Ubatuba, cadastradas nos equipamentos da Assistência Social e que sofreram perdas em consequência dos períodos chuvosos, foram beneficiadas com novas geladeiras e  lâmpadas  LED.

A ação intitulada “Energia com Cidadania”, realizado pela Elektro, concessionária responsável pela distribuição de energia em Ubatuba, e prefeitura, visa a troca de refrigeradores antigos  e também a  entrega de lâmpadas de Led por modelos mais  eficientes,  a fim de proporcionar economia na conta de luz e impacto positivo na economia mensal dos beneficiados.

A entrega ocorreu na Sede da Regional Sul, no bairro da Maranduba, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Eugênio Zwibelberg, secretário adjunto de Assistência Social, Luiz Cláudio Martins Monteiro, e Eduardo Zornoff, Representante institucional da Elektro, que, inclusive, agradeceu o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, a qual proporcionou o apoio logístico.

PREFEITURA   DE  UBATUBA  SP

Representante da Unesco visita Ubatuba e apresenta projeto museológico

 


A tarde de quarta-feira, 26, foi marcada pela visita do gerente executivo da Unesco, Luis Sardá, a Ubatuba. Ele e alguns membros de sua equipe foram recepcionados pelo prefeito Marcio Maciel (MDB) e pelo secretário de Turismo, Sérgio Carvalho.

Na ocasião, o principal objetivo de Sardá foi apresentar ao executivo um projeto que está sob sua supervisão, denominado IlhaMuseu, que será implantando na Ilha das Cabras, que fica em Ilhabela, porém, que visa envolver a cultura e a biodiversidade dos quatro municípios da região: Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba.

O local também tem parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo e tem foco  no relacionamento e na interação das comunidades da região, provocando uma reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural e natural por meio de realização de estudos e da interpretação de coleções  e manifestações da cultura material e imaterial que devem compor o acervo.

De acordo com Carvalho, o museu deve ser entregue em 2025 e terá caráter de utilização pública. Além disso, deve ser desenvolvido um programa junto ao Circuito Litoral Norte, com forte envolvimento das comunidades tradicionais, principalmente, das caiçaras.

“O objetivo é externar e dar publicidade (inclusive, internacionalmente) às comunidades caiçaras, em especial. Trata-se de uma oportunidade única de verdadeira representação oceanográfica do Litoral Norte e com toda a credibilidade a nível global. Esperamos que Ubatuba seja inserida de forma definitiva no cenário internacional da museologia. É um forte produto com potencial internacional”, afirmou Carvalho.

Uma das ações que já está em andamento e deve integrar o acervo do museu, segundo Carvalho, é o resultado da parceria da Unesco com a Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (Aarcca), que está trabalhando na construção de uma réplica da canoa Maria Comprida.

A parceria nasceu da participação da Unesco no fórum setorial com a categoria Turismo de Base Comunitária, promovido pela Setur como parte da agenda de reuniões com os segmentos, realizada no mês de julho.

A apresentação oficial do projeto ao município está prevista para acontecer em um evento previsto para o mês de agosto, no Teatro Municipal Pero Paulo Teixeira Pinto.

Nota: Maria Comprida é uma canoa construída a partir de um tronco só, por meio do sr Agrício (sertão do Ubatumirim) elaborada especialmente para competição de corrida de canoas entre municípios.

PREFEITURA   DE UBATUBA  SP

A ROMARIA DO DIVINO ESPIRITO SANTO VISITA A REGIÃO DO ITAGUÁ E NO DOMINGO O BAIRRO DA MARAFUNDA

 

A romaria da Folia do Divino Espírito Santo visitará neste sábado a região do Itaguá e, no domingo, percorrerá o bairro da Marafunda. As atividades começam por volta das 9h e seguem durante todo o dia com peregrinação de casa em casa, levando cânticos e a bandeira do Divino.
➕Saiba mais em:

PREFEITURA DE UBATUBA SP

Emdurb, sediada em Ubatuba, recorre contra decisão de extinção

 

                                     

De acordo com o recurso apresentado, a determinação da suspensão das atividades e a proibição de novos contratos causaria prejuízos, assim como sua extinção. Inclusive, sobre o fim da Emdurb, da forma como foi determinada, é visto pelo advogado que a defende,  Michel Amauri Vieira Ferreira, como algo que não contaria com previsão no Código de Processo Civil.

Além disso, no entendimento da defesa, a decisão liminar não permitiu que fossem apresentados documentos que estariam sendo levantados pela Emdurb para comprovar sua recuperação financeira, ao longo dos anos, configurando o cerceamento de defesa.

“A empresa Apelante requereu a produção de novas provas, oportunidade em que teria juntado aos autos diversos documentos que estavam sendo elaborados e que comprovariam a efetiva melhora na saúde financeira da Apelante nos últimos 03 (três) anos. Estes documentos, legislações e contratos seriam completamente capazes de mudar a convicção do magistrado de primeiro  grau. Porém, sem qualquer razão motivada, houve o julgamento antecipado da lide com o cerceamento do direito Constitucionalmente garantido à Apelante”, diz o texto.

Na sequência, a apelação apresenta documentos que comprovariam a recuperação financeira da empresa ao longo dos últimos três anos, e que refutariam as alegação apresentadas pela justiça que definiu, liminarmente, a extinção da Emdurb. Entre eles, o decreto publicado pela prefeitura que outorga à empresa a exploração, por tempo indeterminado, dos serviços de Zona Azul no município, o que configuraria “uma receita fixa e de longo prazo, aliado às novas parcerias captadas pela empresa, será suficiente para suprir as necessidades financeiras da empresa, bem como continuar exercendo o plano de recuperação, tudo com saldo positivo”, ressalta a defesa.

Também alega o advogado de defesa que extinguir a Emdurb traria prejuízos à municipalidade em decorrência dos encargos trabalhistas resultantes da medida, assim que um problema de ordem social, já que afetaria diretamente mais de 300 famílias que “dependem e sobrevivem do exercício da atividade da empresa”.


FONTE :   

UBATUBA É A CIDADE COM MAIOR NÚMEROS DE QUILOMBOLAS NO VALE DO PARAIBA E LITORAL NORTE SP...

 

Ubatuba é a cidade com a maior quantidade de quilombolas do Litoral Norte e Vale do Paraíba, apontam dados inéditos do IBGE
Ubatuba é a cidade que abriga as maiores comunidades quilombolas do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, conforme dados inéditos do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (27). A cidade possui quatro quilombos, totalizando 1.371 pessoas.
De acordo com o IBGE, a população representa 1,5% do total de habitantes de Ubatuba. Para se ter uma ideia o quão são significativos esses números, a segunda cidade da região com maior número de descendentes de escravos africanos é São Bento do Sapucaí, com uma população de apenas 111 pessoas.
Os quilombos surgiram como locais de resistência, onde viviam pessoas que fugiam da escravidão entre os séculos XVI e XIX. Na cidade de Ubatuba os quilombos se formaram no século XIX e quatro resistem até hoje.

Quilombos de Ubatuba
O Quilombo da Caçandoca é o maior da cidade e hoje tem cerca de 85 famílias, foi a primeira comunidade quilombola no país a conseguir um decreto de desapropriação do Governo Federal em 2006, segundo dados da Fundart. O local tem 890 hectares de terra.
Ainda segundo a Fundart, o Quilombo do Camburi tem cerca de 40 famílias. A comunidade fica bem próximo à Paraty, no Rio de Janeiro e é ocupada há cerca de 150 anos.
Já o Quilombo Fazenda Picinguaba (refúgio de peixes, no tupi guarani) iniciou-se no final do século XIX, quando faleceu Maria Alves de Paiva, proprietária do imóvel. A mulher declarou em seu testamento, ano de 1884, que seus escravos fossem libertos e pudessem habitar áreas do local.
A cidade ainda tem o Quilombo Sertão do Itamambuca, na área rural e conta com cerca de 36 casas e 100 pessoas. Os quilombolas da região são descendentes de antigos escravos que trabalhavam nas terras de Modesto Antônio Barbosa, um fazendeiro que cultivava café e mandioca. A comunidade foi reconhecida oficialmente em 2010.
📸
: Divulgação da Prefeitura de Ubatuba.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Ubatuba abre cadastro para mapear quantidade de pessoas vulneráveis que precisam de moradia; entenda

 

A Prefeitura de Ubatuba está realizando um pré-cadastro para estimar a demanda habitacional do município. O objetivo é estimar o número de pessoas vulneráveis que necessitam de moradia ou que atualmente residem em áreas irregulares, consideradas de risco pela Defesa Civil ou em espaços de preservação ambiental.

De acordo com a prefeitura, o cadastro não garante a concessão de moradia, mas os dados serão utilizados como base para cálculo de novas moradias e também para viabilizar a tentativa de atendimento em programas habitacionais.


O cadastro está disponível no serviço de formulários oficial da prefeitura. Logo ao abrir a página, selecione a opção “pré-cadastro habitacional” e siga as instruções. Para realizar o pré-cadastro, a pessoa não pode ser proprietária de um imóvel e necessita ser inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Ainda segundo a prefeitura, o cadastro vai ajudar a mensurar a quantidade de pessoas vivendo em moradias inadequadas, precárias ou até mesmo em situação de rua.

O cadastro ficará disponível no site da prefeitura por tempo indeterminado. Dúvidas sobre o cadastro habitacional podem ser sanadas pelo telefone da Secretaria Municipal de Habitação (12) 3834-1066.

O cadastro do CadÚnico pode ser feito por aplicativo ou pessoalmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para obter mais informações acesse o site.


FONTE.......  https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/