domingo, 31 de março de 2024

Comunicado da escritora Silmara Torres Retti Marques ·

 


UBATUBA SUA LINDA POR D +...

Sou escritora de Ubatuba com 23 livros publicados, 20 crônicas classificadas em concursos nacionais e alguns internacionais, fui eleita delegada cultural representando a minha cidade na Academia Valeparaibana de Letras em 2016; tenho um canal de crônicas populares narradas para deficientes visuais e um projeto literário gratuito ( sem apoio nenhum) chamado Flow das Letras de incentivo a escrita e leitura. Será que um dia os meus netos reconhecerão o meu esforço e dedicação?

BOGODÃO, OUTRO MINEIRO NA HISTÓRIA DE UBATUBA

 

Matéria  do Jornal  A  Cidade   Ubatuba

Aniversário de 47 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta une natureza e cultura


 O Parque Estadual da Ilha Anchieta, um santuário de biodiversidade e história, completa 47 anos. Para comemorar a data, uma programação especial foi organizada pela Fundação Florestal, instituição ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo e o Green Haven Ilha Anchieta, para este domingo, 31. O evento é uma oportunidade para apreciar a rica cultura caiçara e a beleza natural que o parque conserva há quase cinco décadas.

As atividades começam com uma “Volta ao Parque” com a canoa caiçara Maria Comprida II, construída pelo mestre Baeco, oferecendo uma experiência marítima autêntica que homenageia as tradições locais. O evento também contará com a apresentação do envolvente e originário “Fandango”, uma manifestação cultural de dança e música.

Além disso, o lançamento da revitalização do “Centro de Visitantes” marcará um novo capítulo para o parque, com instalações melhoradas para oferecer ainda mais qualidade nas práticas de educação ambiental e no acolhimento dos visitantes.

A tradição local será ainda celebrada com o “Boi de Conchas”, uma apresentação cultural que promete encantar a todos. A programação especial de aniversário de 47 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta ainda terá tendas educativas de parceiros para proporcionar interatividade e informar sobre conservação e biodiversidade.

A comemoração não deixaria de contar com a presença dos povos originários, os que primeiro habitaram nosso território. Desse modo, o domingo contará com a presença da Aldeia Boa Vista, povo Guarani, que por meio do artesanato vai oferecer ao público a chance de conhecer mais sobre os saberes ancestrais.

Além da presença dos indígenas da Boa Vista, o artista plástico local de Ubatuba, Adriano Art fará uma obra em homenagem aos povos originários e que permanecerá exposta no novo Centro de Visitantes.

Com o intuito de fomentar a acessibilidade e a participação das comunidades regionais, os operadores náuticos oferecerão um preço especial para transporte até o evento, garantindo que mais pessoas possam participar e aproveitar a programação especial.

Por fim, os visitantes podem esperar um dia repleto de atividades culturais, aprendizado e celebrações que refletem a essência do Parque Estadual da Ilha Anchieta.

O evento é uma iniciativa da Fundação Florestal e o Green Haven Ilha Anchieta, com os monitores ambientais autônomos, APA Marinha do Litoral Norte, Tamar, Instituto Argonauta, Biophilium, Plant Verde e Fundepag – Instituto de Pesca.

Para mais informações, acesse: https://greenhavenilhaanchieta.com.br/



FONTE ;   https://tamoiosnews.com.br/noticias/cidades/aniversario-de-47-anos-do-parque-estadual-da-ilha-anchieta-une-natureza-e-cultura/

Phytoervas vence regata de abertura do Ubatuba Sailing Festival

 



O barco Phytoervas 4Z foi o vencedor da regata de abertura do International Paint Ubatuba Sailing Festival 2024, tradicional evento da modalidade, organizado pelo Ubatuba Iate Clube e apoiado pela ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

O time de Marcelo Bellotti e Fabio Bruggioni foi o Fita-Azul e ganhador da classe ORC nesta sexta-feira (29) na prova que deu início à 15ª edição da regata. A regata teve quase 17 milhas náuticas e foi marcada por vento fraco. A segunda colocação ficou com o Argos e a terceira com o Inaê Soto Transbrasa.

O Phytoervas, que tem o co-patrocínio da Galapagos Capital, completou o percurso em 4 horas, 23 minutos e 15 segundos com seu veleiro Soto 40. ''Foi muito legal, uma retomada após regatas duras no início. Conseguimos acertar a tática nessa prova dura! Estamos muito felizes e temos que agradecer ao time e aos patrocinadores, que são Phytoervas, Galapagos, Pier Boat e Volvo Penta'', disse Marcelo Bellotti, que voltou ao time após uma contusão.

A equipe conta também Alexandre Wissenbach, Juan de la Fuente, Patrick Woodyatt, Rafael Pariz, Fabio Bruggioni, Douglas Said, Gui Vest, Linneu Salles e Geison Mendes.

'''Deu certo, a tripulação está trabalhando bem! Eles estão num bom caminho. Vim para colaborar após 10 anos de experiência nesse S40'', contou Geison Mendes, atleta olímpico e conhecedor a bordo desse tipo de barco.

As etapas que abriram o International Paint Ubatuba Sailing Festival foram Regata Percurso Marinha do Brasil Ilha da Vitória por Boreste e Ilha do Mar Virado por Boreste. O International Paint Ubatuba Sailing Festival volta neste sábado (30) com regatas de percurso.

''Foi uma regata com diversão garantida, muito técnica e tática. Defendemos bem nos momentos de dificuldades, e acertamos. Foi um resultado muito bom, vamos pra cima ganhar esse campeonato'', concluiu Linneu Salles.

O barco, que fica na Marina Supmar, no Guarujá (SP), vai correr os principais campeonatos da modalidade, como as quatro etapas da Copa Mitsubishi, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho, além de outras provas como a tradicional Santos-Rio, Ubatuba Sailing Festival e Circuito Rio. Estão previstas ativações e experiência a bordo com a Galapagos Capital durante o ano de 2024. 

Além da Galapagos, o Phytoervas terá os apoios da Pier Boat e da Volvo Penta.

Sobre a Phytoervas

A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.

A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br


FONTE  :   https://diarinho.net/blog_detalhe/8278/Phytoervas-vence-regata-de-abertura-do-Ubatuba-Sailing-Festival

sábado, 30 de março de 2024

Pedalando do centro ao bairro do Pertefquê Açu - Ubatuba SP

 

Tribunal de Justiça nega pedido de vice-prefeito de Ubatuba que permitiria sua volta ao cargo de prefeito

 

O vice-prefeito de Ubatuba Marcio Gonçalves Maciel teve negado, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, pedido de liminar em mandado de segurança no qual buscava suspender os efeitos da decisão que determinou a volta de Flávia Pascoal ao cargo de prefeita da cidade, “vez que persistia a decisão proferida pelo juízo Federal Criminal de afastamento, impedindo sua reintegração literal no cargo”, alegou. 

No documento, os advogados do vice-prefeito ressaltaram que diante do impasse, segundo eles, existente por conta da decisão do Tribunal Estadual e da ação em tramitação a Justiça Federal, foi informada à juíza da Primeira Vara de Ubatuba que havia dúvidas sobre qual decisão cumprir. Diante disso, a magistrada fez uma consulta à desembargadora do Tribunal de Justiça que foi taxativa na resposta ao determinar o imediato cumprimento do acórdão que devolveu o cargo à Flávia Pascoal.

No pedido de liminar, os advogados de Maciel ressaltam que teria faltado embasamento jurídico na determinação da desembargadora para o cumprimento do acórdão, como seria, segundo eles, previsto pelo artigo 93 da Constituição Federal que destaca que “todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação”.

Ainda no texto do mandado de segurança, o vice-prefeito ressalta que não tem a intenção de “combater a decisão colegiada proferida no Agravo de instrumento, que possui para tanto, instrumento recursal próprio, mas, procura combater a decisão sem fundamento que viola outra decisão na esfera criminal da Justiça Federal”.

Os argumentos não foram suficientes, no entendimento do desembargador Coimbra Schmidt, para mudar o quadro atual em relação ao comando da cidade. Para ele, o ato que Maciel tentava impugnar com o pedido de liminar em mandado de segurança “não passa de mero despacho de expediente que determinou cumprimento do quanto estabelecido no acórdão proferido no Agravo de Instrumento nº 2163131-20.2023.8.26.0000, julgado pela C. 3ª Câmara de Direito Público em 26 de março último”. Além disso, ele destaca que a relatora não teria competência de, monocraticamente, suspender a decisão colegiada. “A par disso, na medida em que o pronunciamento contra o qual se volta o impetrante, além de adequadamente fundamentado, foi emitido por órgão colegiado, claro é que a relatora não detém competência para, singularmente, suspender o cumprimento do acórdão”, escreve o magistrado.

Para finalizar, o desembargador questiona a legitimidade do vice-prefeito em relação ao mandado de segurança e decide pela negativa ao pedido. “Como se vê, são questionáveis tanto a legitimidade da indigitada autoridade coatora como o próprio cabimento do mandado de segurança na espécie, razão pela qual denego o pedido de liminar”, conclui.


FONTE   :  https://ln21.com.br/noticia/29785/tribunal-de-justica-nega-pedido-de-vice-prefeito-de-ubatuba-que-permitiria-sua-volta-ao-cargo-de-prefeito

Rodovia Oswaldo Cruz é totalmente interditada entre São Luiz do Paraitinga e Ubatuba

 

DER recomenda desvio pela rodovia dos Tamoios

A medida preventiva é adotada em situações de risco de deslizamentos de terra

Por Marcelo Rocha | 8 horas atrás | Tempo de leitura: 1 min
São Luiz do Paraitinga


A Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) foi completamente interditada na noite desta sexta-feira (29), entre os quilômetros 42 e 89, trecho que liga São Luiz do Paraitinga a Ubatuba. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) não confirmou o motivo do bloqueio.


No entanto, devido à intensidade das chuvas nas últimas 24 horas, o fechamento de rodovias que ligam o Vale do Paraíba ao Litoral Norte costuma ser uma estratégia adotada quando há possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra. O DER informou que a interdição foi registrada por volta das 23h desta sexta-feira.

A autarquia estadual recomenda que os motoristas utilizem a Rodovia dos Tamoios (SP-099) como alternativa para desviar do trecho interditado na SP-125.

Recentemente, a Rodovia dos Tamoios também enfrentou um bloqueio. No último dia 10 de março, após quase 80 horas de interdição na Serra Antiga da Tamoios, a via foi totalmente liberada para o tráfego na manhã daquele domingo. A rodovia liga o Vale do Paraíba ao Litoral Norte de São Paulo.

A Serra Antiga foi interditada na madrugada de quinta-feira, 7 de março, por volta da 1h30, pois o acúmulo de chuva na região nas últimas 72 horas ultrapassou os 100 mm, aumentando o risco de deslizamentos de terra no trecho.


FONTE :   https://sampi.net.br/ovale/noticias/2823966/cidades/2024/03/rodovia-oswaldo-cruz-e-totalmente-interditada-entre-sao-luiz-do-paraitinga-e-ubatuba

Ilha Anchieta tem programação de aniversário

 


O Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba, terá uma programação especial para comemorar seu aniversário de 47 anos no próximo domingo(31). As atividades serão voltadas para cultura, natureza e celebração das tradições locais.

Para iniciar as festividades, está programada uma  "Volta ao Parque" a bordo da canoa caiçara Maria Comprida II, construída pelo mestre Baeco. Os visitantes terão também a oportunidade de vivenciar o  "Fandango", uma manifestação cultural de dança e música que faz parte do rico patrimônio cultural da região.

Um dos pontos altos da celebração será o lançamento da revitalização do "Centro de Visitantes" seguida pela apresentação do "Boi de Conchas".  Além disso, haverá tendas educativas de parceiros, proporcionando interatividade e informação sobre conservação e biodiversidade.

A Aldeia Boa Vista, povo Guarani, estará presente no evento, compartilhando seus saberes ancestrais por meio do artesanato, proporcionando ao público uma imersão na cultura indígena.

O artista plástico local de Ubatuba, Adriano Art, criará uma obra em homenagem aos povos originários, que ficará exposta no novo Centro de Visitantes.

O evento é uma iniciativa da Fundação Florestal e o Green Haven Ilha Anchieta, com os monitores ambientais autônomos, APA Marinha do Litoral Norte, Tamar, Instituto Argonauta, Biophilium, Plant Verde e Fundepag – Instituto de Pesca.



FONTE :   https://www.meon.com.br/noticias/litoral-norte/ilha-anchieta-tem-programacao-de-aniversario



sexta-feira, 29 de março de 2024

Show Lira Elas por Elas foi um aucesdo

 

Música, dança, poema e muita emoção marcaram o show “Lira por Elas”, realizado no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira, dia 25/03, por cerca de 35 mulheres da Associação Lira Padre Anchieta, entre instrumentistas da Banda e da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba, coralistas e convidadas.
* A apresentação embalou o público que encheu o teatro em plena noite de segunda-feira para desfrutar de muita cultura e manifestação popular.
📸 @bella_fotografia_ubatuba







Quatro sinais que podem indicar ataque cardíaco dias antes de acontecer

 

Estar atento aos sinais do corpo pode ser crucial para salvar vidas em caso de problemas cardíacos. Para ajudar na prevenção, o agregador de blogues Huffpost consultou os médicos Abha Khandelwal, Roger Blumenthal e Nikhil Sikand, que destacaram os principais sintomas que devem ser observados.

 

Um dos sinais mais comuns é a dor e pressão na zona do peito, que pode indicar a angina, causada pelo acúmulo de placa nas artérias e que pode antecipar um ataque cardíaco. De acordo com Roger Blumenthal, é fundamental que o paciente entre em contato com o médico assim que perceber esse tipo de desconforto.

Outro sinal importante é a dor no pescoço ou nos ombros, que pode ser acompanhada de pressão no peito e ser um sintoma mais comum em pessoas mais velhas. Já a dificuldade para respirar durante atividades comuns do dia a dia, como arrumar o jardim ou trocar uma lâmpada, também deve ser motivo de alerta, segundo Abha Khandelwal.

Por fim, Nikhil Sikand destaca que problemas gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas e fadiga, podem estar associados a um ataque cardíaco, embora alguns pacientes possam não apresentar sintomas tão evidentes. A atenção aos sinais e a prevenção são fundamentais para a saúde do coração.


FONTE  :   https://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/quatro-sinais-que-podem-indicar-ataque-card%C3%ADaco-dias-antes-de-acontecer/ar-BB1kL8eZ?ocid=msedgntp&pc=U531&cvid=0bf900e312524e41ad2bac8ba57e082a&ei=32

Litoral Norte Paulista tem 14 praias inadequadas para uso no feriado da Páscoa

 

Itaguá, em Ubatuba, esteve imprópria em todas as doze semanas de avaliação em 2024. Praias impróprias são sinalizadas com bandeira de cor vermelha e devem ser evitadas devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto presente na água do mar. Foto: Itamambuca, em Ubatuba 

 

O Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas, divulgado nesta quinta-feira, dia 28, pela CETESB, informa que o litoral norte paulista tem 14 praias impróprias para banho no feriado prolongado. O número de praias poluídas é o dobro do registrado na semana anterior.

Segundo o boletim divulgado hoje(28)  pela Cetesb, são quatro praias impróprias em Ubatuba, quatro em Caraguatatuba, quatro em Ilhabela e duas em São Sebastião. Todas as praias da costa sul de São Sebastião permanecem em boas condições de uso pela segunda semana consecutiva.

Estão classificadas como impróprias para uso: Itamambuca, Perequê-Açu, Iperoig e  Itaguá(em dois pontos), em Ubatuba;  Prainha, Centro, Indaiá e Palmeiras, em Caraguatatuba; Armação, Pinto, Barreiros do Sul e Itaquanduba, em Ilhabela; e, São Francisco e Preta do Norte, em São Sebastião.

Segundo dados da Cetesb, a praia do Itaguá, em Ubatuba, permanece há doze semanas imprópria para uso; a do Indaiá, em Caraguatatuba, esteve imprópria em oito das 12 semanas de avaliação este ano: e, a do Pinto, em Ilhabela, esteve poluída em nove das 12 semanas de avaliação pela Cetesb.

O índice de saneamento básico ainda é pequeno em alguns das cidades da região.  Em Ubatuba, é de 55%; em Ilhabela, 62%; em São Sebastião, este índice é de 74%; e, em Caraguatatuba, este índice chega a  92%.

FONTE : noticiasdaspraias.com

Moradores de Ubatuba preocupados com possível fechamento de acesso aos bairros pela Rio Santos


 Moradores da região norte de Ubatuba andam preocupados com a possibilidade do fechamento do acesso a alguns bairros, como Taquaral, Sumidouro, entre outros. Segundo informações que chegaram ao LN21, recentemente, profissionais que seriam ligados à concessionária que administra o trecho da rodovia Rio-Santos, teriam promovido algumas medições e análises em vários trechos da estrada, justamente em acesso aos bairros. Uma das razões para esses possíveis fechamentos seria o número alto de acidentes registrados nessas localidades.

Entramos em contato com a assessoria da CCR RioSP para sabermos se existe realmente a possibilidade a esse respeito e a resposta obtida foi de que não há, no momento, informações sobre bloqueios de acessos irregulares. Além disso, a concessionária afirmou que em casos de acessos municipais utilizados pelas comunidades em trechos que mantenham relação com a rodovia, a empresa vai tratar cada caso de forma específica com a prefeitura.

Segue a seguir o texto, na íntegra, encaminhado pela CCR:

"Até o momento não há informação de fechamento de acessos irregulares.  Para os casos de acessos municipais, que são utilizados pelas comunidades e bairros lindeiros à rodovia, a concessionária irá tratar caso a caso, diretamente com as prefeituras. Após notificar todas as prefeituras, a concessionária aguardará retorno delas visando a segurança viária dos usuários da rodovia e de seus munícipes, uma vez que é de responsabilidade de cada municipalidade a regularização de seus acessos. Já os beneficiários de acessos particulares e comerciais serão instruídos quanto a sua responsabilidade em relação à regularização, conservação e manutenção. Uma vez notificados, os interessados poderão apresentar a autorização do Poder Público Federal ou iniciarem o processo de regularização dos seus respectivos acessos", diz a nota.


FONTE  :  https://ln21.com.br/noticia/29707/moradores-de-ubatuba-preocupado-com-possivel-fechamento-de-acesso-aos-bairros-pela-rio-santos

Litoral Norte fica fora da lista de vacinação contra dengue

 


A região do Vale do Paraíba e Litoral Norte ficou fora da lista de recebimento para novos lotes da vacina contra a dengue. A divulgação das cidades beneficiadas foi feita nesta quarta-feira (27) pelo Ministério da Saúde, mas não contemplou essa área do Estado que mais possui mortes pela doença: foram 32 registros de óbitos até o momento.

No número de casos confirmados, a região metropolitana do Vale do Paraíba só perde para a capital paulista. São 53.643 casos contra pouco mais de 89 mil na cidade de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição das doses leva em conta as taxas de transmissão nos últimos meses em relação a quantidade de habitantes dos municípios. Neste momento foram priorizadas cidades com mais de 100 mil pessoas.

Desta vez, a vacina contra a dengue vai chegar para mais 154 municípios brasileiros. Até então, 521 cidades haviam sido selecionadas para receber as doses e iniciar a vacinação contra a doença na rede pública em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Vacina contra dengue

A vacinação contra a dengue reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da mortalidade pela doença e chega como importante aliada no combate ao vírus em países de alta prevalência de dengue.

A QDenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, foi escolhida para ser aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma vacina tetravalente atenuada contra os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), produzida a partir de tecnologia de DNA recombinante. Dessa maneira, ela induz uma resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas sem causar a doença.

A dose é indicada para a prevenção da dengue em indivíduos imunocompetentes dos 4 aos 60 anos de idade. O imunizante é empregado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.


FONTE  :  https://novaimprensa.com/2024/03/litoral-norte-fica-fora-lista-de-vacinacao-contra-dengue.html

Cultura caiçara é preservada com turismo de base comunitária no litoral norte de SP

 


Rota Caiçara em São Sebastião (Divulgação / MaresiasTur)

Diante da crescente demanda por viagens mais conscientes e sustentáveis, o Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como uma referência em Turismo de Base Comunitária (TBC). Isso porque, as cinco cidades integrantes do Circuito Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba,
Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) vêm promovendo a cultura caiçara e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Conforme aponta o relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com em 2023, 76% dos viajantes buscam opções que aliem as experiências de viagem à sustentabilidade e ao suporte à economia local.

E o TBC na região turística busca exatamente essa integração dos visitantes com a vida e a cultura locais, transformando o turismo em uma ferramenta de valorização cultural e desenvolvimento econômico, em contraposição ao turismo de massa. Essa abordagem promove uma interação respeitosa e enriquecedora entre turistas e moradores, assegurando que os benefícios da prática sejam compartilhados com a comunidade local.

Bertioga, por exemplo, destaca-se pela implementação de atividades de TBC em locais como a Vila da Mata, o Sítio São João e o Balneário Mogiano. Na Vila da Mata, desde 2018, turistas podem participar de rodas de conversa, vivências em hortas comunitárias, observação de aves e experiências culinárias locais. Enquanto no Sítio São João, os visitantes são introduzidos à cultura das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), participando de trilhas educativas e histórias locais. E o Balneário Mogiano oferece uma experiência única com a criação de abelhas sem ferrão e narrativas das tradições locais.

"O turismo de base comunitária vem crescendo muito em Bertioga, não só proporcionando aos turistas uma rica experiência , mas também gerando ocupação e renda para as comunidades e dando dignidade aos que o produzem", afirma o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha. 

Pescadores em Caraguatatuba (Divulgação / Litoral Norte)

Pescadores em Caraguatatuba (Divulgação / Litoral Norte)

Já Caraguatatuba apresenta o Turismo de Base Comunitária por meio da AMAPEC na Fazenda de Mexilhão da Cocanha, que se destaca como a maior fazenda de mariscos do estado. O projeto permite aos visitantes compreender o processo de cultivo do mexilhão, práticas sustentáveis de maricultura e a importância da preservação ambiental e cultural do local.
Adicionalmente, a área proporciona a oportunidade de observação da biodiversidade marinha local.

"É de extrema importância esse trabalho, primeiro porque fomenta por muitas vezes um turismo que muita gente não conhece. E também pelo fato de que ajuda muito na promoção do destino na baixa temporada, atraindo outros tipos de turistas", comenta o secretário de
Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano.

Segundo Tavano, as atividades de TBC na cidade ainda inclui os pescadores com a pesca do camarão e entreposto de pesca do Porto Novo com a tainha e ajudam a fomentar a economia local e movimentar o turismo.

Em Ilhabela, o TBC é exemplificado pelo engajamento dos visitantes nas práticas de pesca artesanal na Baía de Castelhanos, incluindo visitas ao cerco e oficinas de rede de pesca. O que permite uma imersão na vida caiçara e promove a sustentabilidade e o respeito às tradições
locais.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, o TBC é uma forma de conhecer as raízes de Ilhabela e toda a beleza que rodeia a Baía de Castelhanos. Além da riqueza da experiência, esse é um tipo de turismo que pode ser feito durante o ano inteiro, porque não depende do sol e da praia, sendo a cultura caiçara o
principal ponto de interesse.

São Sebastião, por sua vez, mergulha os visitantes na cultura caiçara por meio da Rota Caiçara em Boiçucanga, que engloba conversas com residentes sobre a história e os costumes locais, passeios de barco e experiências gastronômicas que destacam a culinária tradicional.

Além disso, na divisa de Bertioga com São Sebastião, na Praia de Boracéia, estão as Terras Indígenas do Rio Silveira, onde vivem cerca de 500 índios guaranis. A aldeia mantém viva a cultura, com danças, músicas, culinária e artesanato típico.

"O turismo de base comunitária (TBC) no nosso município desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na preservação da cultura local. Com o TBC também temos geração de emprego e renda ocasionando um crescimento econômico, principalmente durante o período de baixa temporada, além de dar o devido destaque para as tradições, a gastronomia, a música e as artes locais, enaltecendo assim a rica cultura sebastianense e os caiçaras. A cidade também foi reconhecida recebendo o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade na categoria 'Turismo de Base Comunitária: valorizando a cultura caiçara', além de ser bicampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria 'Turismo Social'", ressalta a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Enquanto Ubatuba, entre outras atividades, oferece uma experiência única com a Vivência Indígena na Aldeia Boa Vista, promovendo a interação direta com a cultura do povo Guarani Mbyá e incluindo atividades como trilhas, visitas à casa de reza, oficinas de arte e momentos de aprendizado sobre a história e os costumes do povo.

"A promoção do turismo de base comunitária na baixa temporada é fundamental para o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos. Essa abordagem valoriza a cultura local, promove a inclusão social e econômica das comunidades, e contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, o turismo de base comunitária na baixa temporada ajuda a diversificar a oferta turística, reduzindo a sazonalidade e gerando benefícios econômicos mais equitativos ao longo do ano", acrescenta o secretário do Turismo de Ubatuba, Luís Carlos da Silva Frade.

Ou seja, estas iniciativas destacam o compromisso do consórcio turístico e dos municípios integrantes com práticas de turismo que não apenas respeitam, mas também valorizam a cultura local e o meio ambiente, reforçando a posição do Litoral Norte de São Paulo como destino de turismo sustentável e responsável no Brasil.

Conheça as principais experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo e acesse mais detalhes de cada município da região em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias.

Para viver o melhor da Região Turística, acesse o guia de fornecedores locais: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

* Diretor Executivo da Assimptur

FONTE : 

SUS começará distribuição de CBD em SP; veja quais doenças têm prioridade

 


Texto de Milena Volgado

O Governo de São Paulo publicou recentemente a regulamentação da lei que prevê o fornecimento de remédios à base de cannabis medicinal (CBD) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado. Com isso, o estado deve fornecer medicamentos à base da substância a partir de maio.

Esta medida representa um marco significativo na saúde pública brasileira e na medicina contemporânea, abrindo portas para tratamentos inovadores e acessíveis. O médico Dr. João Paulo Cristofolo, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria e sócio-fundador do Grupo CONAES Brasil (Congressos Nacionais de Educação em Saúde), ressalta a importância dessa regulamentação.

“A distribuição gratuita de cannabis medicinal pelo SUS em São Paulo marca um avanço significativo na saúde pública e na medicina contemporânea. Reconheço a importância desta medida. Não apenas pelo seu impacto direto na acessibilidade de tratamentos inovadores, mas também pela sua capacidade de transformar a vida de muitos pacientes”, explica o médico.

Acesso à saúde

Ele destaca ainda que o alto custo desses medicamentos tem sido uma barreira para muitos, impedindo o acesso a tratamentos potencialmente transformadores. A regulamentação, portanto, promove uma maior equidade no acesso à saúde, garantindo que todos, independentemente de sua condição financeira, possam se beneficiar desses tratamentos.

Cristofolo também enfatiza a importância da disseminação de informações confiáveis sobre os benefícios e o uso correto da cannabis medicinal. “Há ainda um grande estigma e desinformação circulando sobre a cannabis. Isso pode gerar resistência tanto por parte dos profissionais de saúde quanto dos pacientes. Portanto, educar o público e os profissionais de saúde sobre as evidências científicas e os benefícios clínicos da cannabis medicinal é crucial para a sua aceitação e uso adequado”, afirma o médico.

Potencial de tratamento do CBD

Pacientes com síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut e Esclerose Tuberosa serão os primeiros beneficiados por essa iniciativa.

Cristofolo ressalta os resultados promissores observados nos pacientes que já utilizam cannabis medicinal. Ele evidencia melhorias significativas na qualidade de vida, especialmente em condições como as síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut e Esclerose Tuberosa. 

“Facilitar o acesso a esses tratamentos significa dar esperança e alívio a muitos que lutam diariamente contra doenças crônicas e debilitantes”, acrescenta o médico.

Por outro lado, o médico destaca a necessidade contínua de pesquisas para expandir o conhecimento sobre o potencial terapêutico da cannabis. “A regulamentação não apenas facilita o acesso imediato a tratamentos necessários, mas também abre portas para um futuro de investigação científica mais robusta, que poderá desvendar novas aplicações terapêuticas da cannabis”, enfatiza.

Ganhos para a saúde pública

Para o profissional, a regulamentação da distribuição de CBD pelo SUS em São Paulo representa um marco na evolução do cuidado ao paciente no Brasil. Além de promover um avanço no tratamento de patologias específicas, estimula o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas na área da saúde. 

Espera-se que, com o tempo, mais condições sejam incluídas na cartela de doenças tratáveis com cannabis, ampliando assim o espectro de pacientes beneficiados. Segundo João Paulo, este é um momento de otimismo e expectativa para a comunidade médica e para todos aqueles que serão impactados positivamente por essa mudança.



FONTE  :   https://www.msn.com/