quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Mais de uma tonelada de redes de pesca foi destinada à reciclagem no início do mês de dezembro na região

 

Mais de uma tonelada de redes de pesca foi destinada à reciclagem no início do mês de dezembro na região. O material foi recolhido pelo Projeto Petrechos de Pesca, do Instituto de Pesca (IP-Apta), em Ubatuba.


O projeto é realizado desde fevereiro de 2023, no Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte, que fica em Ubatuba. O ecoponto do pescador, fica instalado no píer do Saco da Ribeira, com uma caçamba de acesso público e um contêiner para armazenamento de materiais que não são mais utilizados na pesca. Além disso, outros três pontos estão em operação no Cais do Frediani, no Cais do Alemão e no Perequê-Açu, o último gerido pelos próprios pescadores colaboradores da iniciativa.
Desde a instalação dos ecopontos, cerca de 2,5 toneladas de petrechos inservíveis foram recebidas e separadas, no caso das redes de pesca de emalhe, feitas de poliamida, essas são recicladas e transformadas em pellets, bolinhas de plástico puro, que, posteriormente, serão utilizados na fabricação de novos produtos, como bandejas e agulhas de pesca, que serão retornados aos pescadores para uso em suas atividades.
Conforme o Governo de São Paulo, a iniciativa também realiza pesquisas como mapeamento do fundo do mar, com foco na área do Parque Estadual da Ilha Anchieta, com o objetivo de melhor entendimento do ecossistema marinho e a garantia da sustentabilidade dos recursos pesqueiros. Neste ano, o projeto reuniu alunos do ensino médio da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, com oficinas de empreendedorismo voltadas ao oceano.
O Petrechos de Pesca, foi criado em atendimento à condicionante referente ao Licenciamento Ambiental da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, pela Petrobras.

📸: Governo de São Paulo
FONTE > RADIO COSTA AZUL FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário