Nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, às 19h, será inaugurada a V Mostra Saberes Artesanais no Museu Histórico Washington de Oliveira – Cadeia Velha, na Praça Nóbrega, em Ubatuba. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 12 de outubro, das 10h às 17h, com entrada gratuita e monitoria especializada.
A iniciativa conta com apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), que destinou para ação R$ 30 mil por meio de Edital de Fomento à Cultura, e utilizará o espaço do museu, cedido pela instituição.
Neste ano, a Mostra recebeu mais de 160 inscrições de artesãs, artesãos e coletivos do Litoral Norte, das quais foram selecionadas mais de 100 obras que irão compor a exposição.
Segundo a organização, as obras dialogam diretamente com o território, revelando materiais, técnicas e estéticas que refletem as práticas culturais locais e os modos de vida das comunidades. “O número de inscritos este ano evidencia como a produção artesanal do Litoral Norte vem ganhando reconhecimento e valorização. Isso confirma a importância de criar espaços de visibilidade e circulação para as obras de nossos artesãos”, comentou a coordenadora do projeto, Carolina Labarca.
A Mostra integra a programação do V Saberes Artesanais, evento realizado desde 2019, que celebra a produção artesanal e promove diálogos sobre a preservação e o reconhecimento dos saberes tradicionais do Litoral Norte.
Além da exposição, a edição terá uma programação diferenciada no dia 11 de outubro, ocupando toda a Praça Nóbrega com rodas de conversa, vivências com mestres artesãos, oficinas, exposição e venda de artesanato, além de apresentações culturais.
FUNDART UBATUBA SP
Comentários
Postar um comentário