A história de Ubatuba, cidade do litoral norte de São Paulo, e seus moradores tem sido retratada por anos em reportagens, livros e obras audiovisuais. O gênero vídeo-documentário aprofunda fatos e passagens históricas que ajudam as pessoas a conhecer ainda melhor as origens. Nestas produções sobre Ubatuba voltamos no tempo para entender o quanto a cidade mudou desde suas origens. Os filmes também reúnem histórias de pessoas que contribuíram para que Ubatuba se tornasse a cidade que é hoje.
“Canoa Caiçara”
Este documentário, realizado com apoio do Fundo de cultura e extensão universitária da USP (Universidade de São Paulo) é parte do projeto “Com quantas memórias se faz uma canoa”. O vídeo de pouco mais de 25 minutos valoriza esse patrimônio cultural e mostra as técnicas e conhecimentos presentes no feitio da canoa caiçara em Ubatuba.
A canoa é um forte elemento da cultura caiçara, representa um modo de vida, uma herança material baseada nas relações das comunidades do litoral sudeste do Brasil com o meio ambiente e com a história social e econômica da região.
Confira o documentário:
“Caiçaras – Às margens do Brasil”
Neste documentário, lançado em abril de 2017, o diretor Guilherme Rodrigues retrata a vida e a cultura da população caiçara que se espalha entre o litoral sul do estado do Rio de Janeiro e a longo de toda costa do estado de São Paulo. A produção destaca fatores que colocam em risco as manifestações culturais e tradições caiçaras, como o turismo excessivo, a especulação imobiliária e a grilagem de suas terras.
Assista o trailer:
Dito
Este filme, lançado em 2021, retrata a história de um ícone de Ubatuba: Dito Fernandes da Congada de Bastões de São Benedito. Seu Dito, como é carinhosamente conhecido, é um dos responsáveis por manter viva a congada, importante manifestação da cultura caiçara.
O documentário tem direção, roteiro e finalização de Felipe Scapino.
Confira o documentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário