Atualizado em: 29 de dezembro de 2022
Nos dias 17 e 18 de dezembro aconteceu no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto o espetáculo “O Quebra Nozes”.
O espetáculo fez parte do encerramento do ano letivo da oficina de dança ballet Fundart, que tem como coordenadora a professora Alessandra Penha, ao qual vem coordenando esta o ballet há 27 anos.
O Teatro lotou nos dois dias emocionando todos que estavam presentes, esta peça é conhecida no mundo todo, mas cada apresentação tem seu toque pessoal. Foram 150 bailarinos interpretando 250 personagens para dar vida a esse lindo conto de natal.
Sobre a metodologia de ensino aplicada na oficina de dança, ela garante aos alunos uma educação global, onde experimenta-se o prazer do movimento, proporcionando o desenvolvimento físico, motor e intelectual, através da disciplina do corpo e da mente. Durante esses 27 anos o projeto atendeu mais de 11 mil alunos, onde muitos foram encaminhados para grandes escolas de dança renomadas no Brasil, tais como; Ballet Cisne Negro, Faculdade de Dança, Escola municipal de Bailados do Teatro Municipal de São Paulo, Ballet da Fundação Cassiano Ricardo e Bolshoi do Brasil.
A Oficina de Dança acumula mais de 370 premiações, com suas participações em festivais de importância nacional e internacional, destacando-se: Premiação no Festival de Dança de Joinville; considerado o maior festival de dança do mundo; participação no Valentina Kozlova International Ballet Competition – Nova York/USA; Seletiva para o “Yagp” – You american Grand Prix, realizado pelo instituto Passo de Arte; Circuito Nacional de Dança “PRODANSP Brasil” ; 20° Festival Norte Dança- Porto/Portugal; FestiDança de São Jose dos Campos-SP.
Conversamos com a coordenadora Alessandra Penha e ela respondeu:
“Um grande sonho realizado e um grande desafio foi fazer o ballet “O Quebra Nozes”!
O ballet mais dançado em todo o mundo, cheio de detalhes e em cada cena se mostrando uma grande surpresa. O maior desafio que já tive em minha carreira como coreógrafa e diretora, tive a ajuda de pessoas maravilhosas que estiveram ao meu lado do começo ao fim; também não posso deixar de falar da minha equipe Larissa Ribeiro, as gêmeas Letícia e Luana e o prof. Pedro Alcântara.Cada um deu o seu melhor dentro de suas possibilidades para que este projeto pudesse ser realizado. Quando o último acorde tocou foi como se eu estivesse no lugar de cada espectador, de cada pai e mãe, de todos presentes ali, foi mágico, contagiante e realmente uma sensação de “consegui”!!!!
Em fevereiro completarei 28 anos fazendo meu ofício, ensinando a dança clássica, acreditando em sonhos, sendo veículo de cultura e educação e então hoje posso falar que realizei o meu sonho.
Tenho que agradecer à Fundação de Arte e Cultura e seus diretores que foram maravilhosos, a Fundação é o meu segundo lar, onde eu encontro minha felicidade! Muito obrigada!”
Alessandra Penha.
Perguntei sobre o próximo ano se já tem algo em mente para um novo espetáculo e ela respondeu que serão dois, “O Quebra Nozes” que será apresentado novamente, ou seja, quem perdeu poderá assistir esse lindo espetáculo e o outro ainda esta em fase de planejamento e aprovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário