Realizada desde 2010, evento pretende engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar
Realizada desde 2010 no Brasil, a Semana Mundial do Brincar pretende engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar. O evento contará com brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa e outras atividades lúdicas. Essas ações podem ser presenciais ou virtuais e ocorrer em escolas, parques, clubes, praças, bibliotecas, universidades, ruas abertas e onde mais a criatividade alcançar, desde que sejam ambientes seguros e acolhedores para as crianças. Todas as atividades devem ser gratuitas.
A iniciativa tem extrapolado as ações impulsionadas no mês de maio, tornando-se um direito garantido como lei em várias cidades brasileiras.
“A Semana Municipal do Brincar vai muito além de um evento comemorativo nas cidades que a instituem como política pública. A lei legitima a atuação de todas as instâncias municipais para reconhecerem o brincar livre como um direito e como fundamental para uma infância digna e saudável, possibilitando melhorias que tornam as cidades acessíveis e acolhedoras para as crianças durante o ano todo” afirma Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância.
Uma das primeiras cidades brasileiras a adotar a lei da Semana Municipal do Brincar em seu calendário foi Ubatuba-SP, no ano de 2010. Atualmente, essa lei existe em mais de 60 cidades em 15 estados brasileiros. Também existem Leis Estaduais em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Paraíba. Para mais informações sobre o movimento, consulte o site da organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário