Na tarde de sábado (20/05), equipes do Grupamento Tático Ambiental do Litoral Norte atenderam denúncia sobre caça ilegal de animais silvestres no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, nos arredores do bairro Ubatumirim, em Ubatuba.
Os militares utilizando técnicas de incursão e rastreamento em área de mata, percorreram três quilômetros em trilha identificando sinais de corte recente de palmeira Juçara (Euterpe edulis) espécie ameaçada de extinção pela extração do seu palmito, que ao ser retirado causa a morte da árvore.
Após horas de incursão os militares visualizaram um homem carregando uma mochila que ao notar a presença policial abandonou os objetos empreendendo fuga mata adentro. No local foram localizadas duas espingardas de fogo, diversos cartuchos e materiais utilizados na recarga artesanal de cartuchos, um machado, um facão e dezessete unidades de palmito Juçara “in natura”. O homem não foi localizado.
Ao retornarem para apresentação da ocorrência no Distrito Policial, os policiais notaram barulho de motosserra no final da trilha, área fora da Unidade de Conservação, porém dentro da zona de amortecimento do município. Dois homens foram flagrados realizando corte de árvores nativas, totalizando o corte de 13 exemplares arbóreos. Os dois não possuíam licença de porte e uso dos equipamentos, nem autorização para corte das árvores. Devido o crime ambiental os infratores foram autuados em mais de R$ 10.000,00.
Para solicitações e denuncias no Litoral Norte, a Polícia Ambiental pode ser acionada pelos telefones 190 ou (12) 3886-2200.
Fonte: Polícia Militar Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário