O Ministério da Previdência Social dará início, na segunda-feira (21), a um mutirão de perícias médicas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) das cidades de Caraguatatuba, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba.
A ação, que se estenderá até a sexta-feira (25), faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), lançado pelo Governo Federal no final de julho. O objetivo central desta iniciativa é a redução do tempo de análise de processos e concessão de benefícios administrados pela autarquia federal.
Segundo o coordenador regional da Perícia Médica Federal de São Paulo, Marcio Aurélio Soares, o período para agendamento de perícia médica em cidades como Ubatuba, o prazo chega a quatro meses, enquanto em Caraguatatuba, a espera é de 90 dias. "Essa demora no atendimento provoca um grande problema social, porque muitos estão doentes e aguardando o recebimento do benefício, que tem caráter alimentício", destacou.
Para otimizar o atendimento ao público, o Ministério da Previdência Social do governo Lula está oferecendo uma gratificação por trabalho extraordinário aos servidores públicos federais ativos da carreira do Seguro Social e aos peritos médicos federais interessados
"Atualmente, o INSS atende 38,5 milhões de pessoas e impacta, direta e indiretamente, cerca de dois terços da população brasileira. Temos uma função extremamente técnica no Ministério da Previdência Social, mas altamente impactante socialmente", enfatizou Soares.
Além disso, como parte das medidas de modernização, o INSS está implantando um novo sistema que permitirá que os cidadãos fotografem ou escaneie o atestado médico para solicitar benefícios previdenciários.
A perspectiva é que as perícias médicas presenciais ocorram apenas para segurados com pedidos de prorrogação ou que apresentaram documentação fora da conformidade legal. A ideia é estabelecer acordos de cooperação técnica para facilitar o acesso digital ao sistema, também disponibilizando-o em prefeituras e sindicatos.
"Nossa equipe está empenhada em melhorar a vida dos brasileiros, trabalhando intensamente para simplificar os processos e garantir um atendimento mais eficiente", concluiu Soares.
costanorte.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário