A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb, recebeu nesta quinta-feira (19), denúncia anônima sobre pesca irregular no interior do polígono de interdição de pesca do Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba.
Uma equipe por terra deslocou-se ao píer do Estado, onde foi avistada uma embarcação com as características citadas na denúncia, com dois tripulantes a bordo, que ao avistarem a presença policial, desviaram o rumo da embarcação bruscamente, direcionando a uma embarcação que estava fundeada no Canal da Ribeira.
Em seguida a embarcação atracou no píer somente com um tripulante, sendo de imediato abordado e indagado sobre sua conduta ao visualizar os policiais. Apresentando certo nervosismo, o tripulante relatou diversas versões desencontradas e por fim afirmou que estava mergulhando e ao avistar a patrulha resolveu “esconder” o pescado e o arbalete em um barco, por ter ciência da proibição de pesca no local. Indagado sobre o segundo tripulante, informou que o deixou em outro píer nas proximidades, onde se evadiu.
A equipe policial navegou até a embarcação fundeada e localizou em seu interior uma caixa com um espécime de Pirajica, um espécime de Parati e quatro espécimes de Budião Cinza, conhecido popularmente como Peixe Papagaio, listada em relatórios oficiais das autoridades competentes como espécie ameaçada de extinção.
Diante das irregularidades os policiais efetuaram a apreensão do arbalete e dos pescados e aplicaram multa no valor de R$2.480,00. Os pescados foram doados ao Instituto Oceanográfico da USP.
Contatos para denuncia de irregularidades:
Litoral Norte 12 3842-0123
Litoral Centro 13 3348-4774
Litoral Sul 13 3853-5750
Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb
Nenhum comentário:
Postar um comentário