Que tipo de animais habitaram nossos oceanos há milhões de anos? Quais são as principais espécies de animais marinhos que ocorrem na região do litoral norte de São Paulo? Quais são as principais ameaças que assolam a vida marinha? Se você tem essa e muitas outras perguntas sobre a vida nos oceanos, não pode deixar de visitar o Museu da Vida Marinha em uma viagem a Ubatuba.
O Museu convida o visitante a uma viagem no tempo, proporcionando uma experiência única. Além do conhecimento adquirido durante o circuito no museu, a estrutura ainda fica localizada em frente à praia do Perequê-Açú, propiciando ao público um contato direto com o ambiente marinho e potencializando a sensação de “estar” no mar em todo o trajeto entre as salas temáticas.
Conduzida por biólogos, entre as atrações do museu está o espaço temático de impactos, que conta com a "Caverna dos Ossos", que foi construída com ossos de animais marinhos, como golfinhos, baleias, pinguins e tartarugas-marinhas que morreram, muitas vezes, em razão do contato com seres humanos, seja por meio da pesca, da interação com petrechos de pesca ou com resíduos no ambiente marinho.
Estrutura
O Museu da Vida Marinha também dispõe de um auditório multiúso, que é aberto ao público para ações como palestras, workshops, e salas temáticas. Também há sanitários e espaços que contemplam inteira acessibilidade, além de salas administrativas, departamento financeiro e salas de educação ambiental.
No momento, o museu conta com uma brinquedoteca, o Madallena Café e um playground infantil, todos espaços abertos ao público. A sede do museu foi projetada pela equipe de arquitetos da Terramare sob o conceito de construção sustentável, utilizando estruturas reaproveitadas de contêineres doados pela empresa Log-In Logística Intermodal e uso de madeira reflorestada e telhados verdes.
O material que compõe o acervo é proveniente dos 27 anos de funcionamento e pesquisa do Aquário de Ubatuba, e do Instituto Argonauta. O Museu da Vida Marinha é um projeto criado pelo Aquário de Ubatuba para dar suporte financeiro ao Instituto Argonauta. Antes instalado dentro do aquário, ele foi ampliado e transferido para a base do Instituto Argonauta, no bairro Perequê-Açu.
Serviço
O que: Museu de Ubatuba (avenida Governador Abreu Sodré, 1067, Perequê-Açu)
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 21 (inteira) e R$ 10,50 (meia-entrada para estudantes até 17 anos com carteirinha, estudantes universitários com documento, professores com carteirinha e menores de 12 anos)
Informações: Instituto Argonauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário