quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Ubatuba deve receber um milhão de turistas nas festas do fim de ano

 


… 9 vezes a quantidade de moradores… over! Não temos saneamento básico, nem estrutura para preservação ecológica para esse evento!
Que todos possam vir, mas não todos de uma vez, Ubatuba precisa ser tombada integralmente como parte do Parque da Mata Atlântica, pois cada praia, costão, servidão, importam.
Não temos sistema de trânsito, hospital, esgoto, água, nem para quem já reside.
Quanto a saneamento não tem nada que dê pra fazer, pensa na quantidade de descargas, fora banhos, sabão, gorduras, protetor solar, repetentes, medicamentos na urina, que não saem no tratamento básico, como antibióticos e pílulas do dia seguinte e por aí vai.
Fora as caixas de gordura… fossas antigas, biodigestores sendo descarregados em caminhões pipa…
O que espanta, é que todos acompanharam como foi a temporada passada, imaginamos ser claro para a prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente, que esse ano fosse diferente, que independente de onde fosse entrar a grana, fosse acontecer um planejamento para ações de limpeza das praias antes das viradas de maré, duplicação da coleta de resíduos… (como vai atender tantas pessoas sem transbordar?).
Isso era urgente, inclusive deveria ser previsto já para TPA em conta, como medida de urgência, devido a emergência que essa quantidade de pessoas causa no bioma e no oceano, muito plástico, do meio do Perequê Açu sentindo centro, é impossível mergulhar sem tocar em embalagens desfazendo, e não são algas…
Imagem: @costaazulfm

Texto de Lidi Keche via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário