quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Cinco famílias com oito crianças são levadas para abrigo após forte chuva em Ubatuba

 


Em 24h foram contabilizados 165mm de acumulados de chuva

Cinco famílias que tiveram suas casas atingidas durante a chuva de ontem (24) foram encaminhadas para o abrigo na Escola Municipal Anchieta, em Ubatuba. Dos desabrigados, oito são adultos e oito crianças. De acordo com a Defesa Civil, em 24h foram registrados 165mm de acumulados que ocasionaram vários pontos de alagamento, interdições, deslizamento de terra e seis quedas de árvores.


As famílias desabrigadas estão sendo atendidas pelas secretarias de Assistência Social, Fundo Social e Educação. A equipe responsável por elas solicita a doação de itens como sabonete, pasta de dente, escova de dente, colchões, toalhas de banho e roupas de cama em bom estado. As doações podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social, que fica na rua Paraná, 375.

OCORRÊNCIAS 

Desde o início da noite de quarta-feira, 24, a Defesa Civil atende ocorrências de quedas de árvores, deslizamentos e interdições de pontos de alagamento. Os locais mais atingidos ficam na região central, como os bairros Umuarama, Estufa 1, Núcleo Botafogo e Parque Vivamar.

Segundo o órgão, até o momento, foram registradas duas interdições - uma na rua Usina Velha e outra no trecho da avenida Rio Grande do Sul; um deslizamento de terra - no trecho da estrada das Galhetas e seis quedas de árvores, sendo duas na Rio-Santos - km 03 e km 43 - uma na Estrada da Ponta Grossa, uma no Parque Vivamar e duas no bairro Lázaro, nesse caso elas caíram sobre uma fiação e um veículo. Apesar dos transtornos gerados, ninguém ficou ferido.

PREVISÃO

A previsão meteorológica indica possibilidade de continuidade de chuva nas próximas horas. O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais solicita atenção especial aos bairros Perequê-Mirim, Lagoinha e Figueira que apresentam os maiores acumulados de chuva em 96 horas. A média é de acumulados de precipitação de até 386 mm em 96 horas.

ALERTA PARA DESLIZAMENTO 

De acordo com a prefeitura, o Cemaden também atualizou o alerta para deslizamento de massa em Ubatuba. O comunicado aponta a probabilidade de ocorrência do fenômeno, devido aos altos índices pluviométricos, que deixam o solo encharcado, o que favorece a queda de barreiras nas encostas. Os moradores de áreas de risco devem redobrar a atenção, já que o nível da água continua subindo em algumas regiões da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário