terça-feira, 9 de janeiro de 2024

IPIRANGUINHA

 

IPIRANGUINHA
O acesso a esse bairro se dá pela rodovia Oswaldo Cruz SP-125.
Abriga artesãos que ficam no “anonimato”, pois no local não existe um ponto onde os artesãos possam expor suas artes.
Celeste da Silva Raimundo, mora na Rua Principal, nº 415, e confecciona lindos trabalhos em taboa e tramas com materiais de reciclagem, de onde surgem bolsas, chapéus e apoios de panelas. Já o Zé Ronaldo é um artesão criativo e produtor de objetos artesanais confeccionados com técnica de mosaico e reciclagem, além disso, ele tem o famoso blog “Coisas de Caiçara”, espaço onde conta sobre Ubatuba. Logo na entrada do bairro avistam-se os curiosos trabalhos do Sr. Orlando, confeccionados em telhas.
De acordo com informações compiladas em um livro publicado pela Secretaria de Educação de Ubatuba intitulado "Uai, que bairro é este?", ele surgiu como rota para os bandeirantes, caçadores de índios e aventureiros entre o Vale e o Litoral Norte.
"O Ipiranguinha era um ponto estratégico. No fim do século 17 iniciou-se um núcleo de povoamento que deu origem ao bairro que mais tarde serviu como estrada para o escoamento do café produzido no Vale", relata Marisa da Silva Toledo, uma das idealizadoras do projeto.
No local existe uma exuberante cachoeira, também chamada de Cachoeira da Cascata, ou Cascata dos Desejos. Está localizada a 7 km do centro da cidade.
Atenção, ao visitar essas comunidades respeitem
os costumes locais, tragam de volta todo lixo que produzir.
Siga com a gente nesta caminhada virtual.
Contato para agendamento:
Celeste: 12 99814-7012
Ateliê Kanto do Lando: 12 99196-8010

Nenhum comentário:

Postar um comentário