A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove durante todo o verão o projeto “Ubatuba sustentável”.
O projeto consiste em abordagens, mutirões, palestras e demais ações ambientais que serão realizadas em praias e cachoeiras por 14 grupos/entidades da sociedade civil participantes do CMMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente.
“O cuidado com a natureza deve ser um dos focos do Turismo Ecológico, o que só é possível com educação e integração. Essa conscientização é um processo a longo prazo. E, por isso, o turismo deve servir não somente para desfrutar das belas paisagens, mas também como um instrumento de aprendizado”, comenta Mônica Spegiorin, presidente da Associação Amigos do Jardim Pedra Verde e coordenadora de ações de conscientização da população, por meio da educação ambiental, e da destinação correta de resíduos no loteamento e na orla do Pedra Verde na praia do Lázaro, desde 2019
Os recicláveis são direcionados para a cooperativa Coco&Cia e o restante vai para a estação de transbordo em Jambeiro, Vale do Paraíba.
“Quando destinamos corretamente os resíduos, eles retornam para a cadeia produtiva e podem ser reutilizados. Esse serviço implica diretamente na saúde pública, na qualidade de vida das pessoas, na qualidade da água e dos alimentos, além do fomento da economia da cidade e geração de empregos para pessoas vulneráveis e periféricas do município” complementa Simone Godoy, a coordenadora administrativa da cooperativa.
O projeto conta com o apoio da TPA-Taxa de preservação ambiental- iniciativa que foi proposta e aceita democraticamente pelo CMMA durante reunião online aberta ao público. E que torna possível, juntamente com as doações das entidades civis, a aquisição de itens de proteção individual, alimentação, transporte, protetor solar, banners e demais apoios necessários para o êxito de suas ações.
“A TPA representa um grande salto no turismo do município, pois cria condições de viabilização para um programa construído no Conselho de Meio Ambiente com o objetivo de tornar Ubatuba Sustentável, por meio da parceria entre sociedade civil organizada e o poder público”, conta Mônica.
“A educação ambiental estimula a mudança de hábitos e sensibiliza a sociedade sobre a necessidade de preservar a vida marinha, manter praias limpas e ter atitudes corretas para reduzir a degradação ambiental” conclui a Secretária adjunta de Meio Ambiente, Graziela Santini.
Créditos da foto: Vânia Carozzo do Instituto Bandeira Verde em ação pela Associação Amigos da Praia do Félix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário