quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

TAQUARAL

 



Neste bairro não há um número significativo de artesãos, mas há grandes representantes da categoria, como o Seo Neco, fomentador da cultura local. É mestre no grupo de fandango, exímio e criativo artesão. José Moura da Silva (Suré), que confecciona incríveis trabalhos de marchetaria, a arte do encaixe ou técnica de ornamentar superfícies planas de móveis, além de bonecas Abayomis "bethanitas'' confeccionadas pela artesã Bethânia, trabalhos em crochê da Peola Barbosa e esculturas em madeiras de poda confeccionadas por Reginaldo Barbosa (Koyu).
No km 43.5 da rodovia Rio - Santos, adentra-se no Taquaral. O bairro esconde recantos para aqueles que o visitam. Um fator que chama atenção é sua hidrografia, que conta com rios e riachos: rio do Espedião, rio da rua dos Moreiras, rio da Fazenda Capricórnio, rio “da fazenda do Paulo” e Rio Indaiá. Andando cerca de 2 km para seu interior, é possível encontrar poços e corredeiras de águas cristalinas propícias para um banho refrescante.
O nome da rua principal é homenagem a uma das primeiras moradoras do bairro, uma francesa conhecida como Maria Chandô. De acordo com Joanilson dos Santos, 49 anos, nascido no bairro, nas décadas de 60, 70 viviam no local cerca de 5 famílias, que tinham como principal fonte de renda o trabalho fruto das lavouras de mandioca, cacau, pepino, berinjela e pimentão onde, hoje, encontra-se o CDHU.
Atenção, ao visitar essas comunidades respeitem
os costumes locais, tragam de volta todo lixo que produzir.
Siga com a gente nesta caminhada virtual.
Contato para agendamento:
Peola Barbosa e Mestre Neco: 12 98252-7342
Suré: 12 997089295
Bethania Souza: 12 99684-8844

FONTE : NO MAPA DA MATA - VIA FACEBOOK
03 DE JULHO DE 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário