Dados divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), apontam que Ubatuba está entre os dez municípios com mais ocorrências geológicas e eventos hídricos em 2023. O Brasil também bateu recorde de ocorrência de desastres naturais no ano. Segundo a prefeitura, Ubatuba possui 27 áreas de risco.
No país, segundo o Cemaden, foram 1.161 desastres naturais no ano passado, sendo 716 hidrológicos, como transbordamento de rios, e 445 de origem geológica, como deslizamentos de terra.
Em 19 de fevereiro, completa um ano da tragédia do litoral norte que teve 65 mortes em São Sebastião e a morte de uma criança em Ubatuba após uma pedra descer a encosta. Na cidade vizinha, para evitar outra tragédia, foram investidos R$ 200 milhões de recursos do Estado em contenção, drenagem e estabilização de talude em locais impactados pelas chuvas. Em Caraguatatuba houve investimento de mais de R$ 50 milhões em drenagem no ano passado. Também foram instaladas redes de águas pluviais em alguns bairros para minimizar enchentes.
Em Ubatuba não há registro de investimentos na área. A Rádio Costa Azul questionou a prefeitura que, em nota, respondeu que a Defesa Civil atualiza mantém um relatório de monitoramento das áreas e um planejamento atendimento de ocorrências. “O documento prepara, organiza e estabelece o planejamento em eventos, como escorregamentos de encostas, para garantir a segurança da população. Outra ação recorrente é o monitoramento e visitação das áreas de risco durante todo o ano, situação em que a Defesa Civil conversa e conscientiza os moradores sobre a situação local”, disse.
Confira os municípios com mais ocorrências registradas pelo Cemaden:
Manaus (AM) - 23
São Paulo (SP) - 22
Petrópolis (RJ) - 18
Brusque (SC) - 14
Barra Mansa (RJ) - 14
Salvador (BA) - 11
Curitiba (PR) - 10
Itaquaquecetuba (SP) - 10
Ubatuba (SP) - 9
Xanxerê (SC) - 9
: Francisco Trevisan
Nenhum comentário:
Postar um comentário