terça-feira, 21 de maio de 2024

COM + DE 500 ESPÉCIES CATALOGADAS UBATUBA PARTICIPA DO MAIOR EVENTO DE OBSERVAÇÃO DE AVES DA AMÉRICA LATINA

 


A vegetação da Mata Atlântica e o Parque Estadual da Serra do Mar, com uma área de 360 mil hectares, oferecem aos praticantes da observação de aves um dos melhores biomas no mundo, em Ubatuba. Com 565 espécies catalogadas, o que representa 5% de todas do planeta, a cidade participou da edição de 2024 do Avistar, o maior evento de observação de aves da América Latina.

O evento aconteceu no último fim de semana em São Paulo e reuniu observadores de aves, pesquisadores e admiradores da natureza para compartilhar conhecimentos e experiências na Cidade Universitária USP – Butantã. Segundo a prefeitura, representada pelo Circuito Litoral Norte, o objetivo da participação foi apresentar destinos, pousadas, operadoras e outras formas de produção artística e cultural relacionadas às aves em Ubatuba.
Um dos destaques na cidade é o Parque Estadual da Ilha Anchieta, com 828 hectares, 17 km de costa rochosa e sete praias, com trilhas repletas de boas observações. Entre as espécies estão: Anambezinho, Papa-Moscas-Estrela, Tapaculo Pintado, Gavião-pombo-pequeno, Cuiu-cuiú, Anambézinho, beija-flor-de-papo-branco, Araponga, entre outras.
Confira alguns locais para observação:
Centro Cambucá de Observação de Aves: Criado em parceria entre a Fundação Florestal (PESM – Núcleo Picinguaba) e a Prefeitura de Ubatuba, possui uma área total que passa de 11 mil hectares.
Projeto DACNIS: Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e com uma área de 131,6 hectares. São quase 300 tipos de aves, a maioria da Mata Atlântica.
Fazenda Angelim: Com quase 700 hectares de mata, fica na Serra do Mar e tem muitas espécies vegetais. É um dos melhores locais para avistamento de aves.
📸: Prefeitura de Ubatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário