No próximo dia 27, quinta-feira, terá início a 101ª Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba. E no primeiro dia da festividade, os pescadores locais terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa sobre “Automonitoramento da Rede Boieira”, oferecida pelo Projeto Redes, em parceria com a Frente de Luta da Pesca Artesanal do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT).
A atividade ocorrerá das 14h às 18h, na Casa Caiçara, instalada na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, não sendo necessário realizar inscrição. A ação visa contextualizar e capacitar sobre o automonitoramento da rede boieira no estado de São Paulo, visto que é uma exigência para que pescadores e pescadoras possam voltar a utilizar esse tipo de rede como petrecho de pesca.
Na ocasião, a Frente de Luta da Pesca Artesanal do FCT e a equipe Redes irão apresentar, debater, dialogar e ajustar as propostas de automonitoramento produzidas coletivamente, para ampliar o trabalho de formação desenvolvido com as comunidades da cidade.
Sobre o Projeto Redes
O Projeto Redes é uma condicionante para o licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, da atividade de exploração do petróleo e gás natural no pré-sal, exigida à Petrobras. Seu objetivo é fortalecer as comunidades tradicionais e pesqueiras, contribuindo para que realizem a gestão socioambiental e para sua permeância nos territórios onde vivem.
A execução dessa fase do projeto, que inclui a roda de conversa, é fruto de uma parceria com a Fiotec/Fiocurz por meio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaína (OTSS), do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em Ubatuba, a iniciativa também conta com apoio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) para promoção da ação da 101ª Festa de São Pedro Pescador.
PREFEITURA DE UBATUBA SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário