Três atletas do Litoral Norte Paulista representam o Brasil nas Olímpiadas de Paris que terá início nesta quarta-feira, dia 24: Filipe Toledo , de Ubatuba, Gabriel Medina , de São Sebastião e Mateus Isaac, de Ilhabela. Foto Capa: Medina e Filipe Toledo no Tahiti
O Brasil terá 276 nos Jogos olímpicos de Paris que terá início nesta quarta-feira, dia 24 e encerramento no dia 11 de agosto. A cerimônia oficial de abertura será na sexta, dia 26, mas algumas modalidades terão início hoje, quarta, dia 24, entre elas, o futebol masculino e o rúgbi. O Brasil terá na sua equipe 153 mulheres e 123 homens. Dos 276 participantes, 40 são paulistas, 17 de cidades do litoral paulista, sendo três deles representantes do Litoral Norte Paulista: os surfistas Filipe Toledo, atual campeão mundial de surfe, de Ubatuba, Gabriel Medina, tricampeão mundial de surfe, de São Sebastião e o velejador Mateus Isaac, de Ilhabela, que irá disputar a classe IQ Foil. Medina e Filipe Toledo já estão no Tahiti.
Três anos após conquistar o ouro na estreia do surfe na Olimpíada de Tóquio, o Brasil chega a Paris 2024 como o único entre os 11 países participantes com o número máximo de seis atletas. A equipe está completa no Taiti, na Polinésia Francesa, desde o último sábado (20), quando a gaúcha Tatiana Weston-Webb desembarcou no arquipélago no Oceano Pacífico. Tati se juntou a Filipe Toledo, o Filipinho, atual bicampeão mundial; Gabriel Medina, tricampeão mundial, João Chianca, o Chumbinho; Luana Silva; e Taina Hinckel na base do Time Brasil, montada a poucos metros da praia de Teahupo’o, onde serão disputadas as baterias da modalidade.
A disputa em Teahupo’o também marcará o retorno do atual bicampeão mundial Filipe Toledo às competições. Natural de Ubatuba (SP), ele optou por não disputar a WSL este ano com o objetivo de focar na sua saúde mental e na preparação para os Jogos de Paris.
“É o sonho de todo atleta estar nos Jogos Olímpicos e ter uma medalha. E para o nosso esporte, o surfe, sinto que esse é o ponto mais alto que podemos alcançar”, disse Filipinho em entrevista ao site oficial Olympics.com. “Estive muito perto de me classificar para Tóquio 2020. Por apenas 150 pontos ou algo assim, não consegui, mas este ano poderei representar meu país, minha família e meus amigos, todos que me apoiam. Estou empolgado. É um sonho se tornando realidade”, revelou Filipe Toledo, de 29 anos.
O Brasil conta com número máximo de representantes nos Jogos de Paris pois conseguiu duas vagas extras (uma masculina e outra feminina) devido à classificação nos Jogos Mundiais de Surfe da ISA 2024, em março, em Porto Rico. Gabriel Medina carimbou a vaga olímpica ao faturar o título do ISA Games, Na disputa feminina do torneio, Tati Weston-Webb, que competiu o Isa Games já classificada para Paris, garantiu a terceira vaga feminina, preenchida por Luana Silva, filha de brasileiros, nascida no Havaí.
Confira a relação dos demais atletas das cidades do Litoral Paulista que representarão o Brasil nas Olímpiadas de Paris 2024:
No Judô, Beatriz Souza, de Peruíbe e e Larissa Pimenta, de São Vicente. Na natação, são nadadores da equipe Unisanta, de Santos: Ana Marcela Cunha(Águas Abertas), Beatriz Dizotti(1.500 m livres), Gabriele Roncatto(400m livre e 4x200m livre), Guilherme Basseto(4x100m medley misto), Guilherme Costa(200m, 400m, 800m livre, 4x200m livre e 10 km), Maria Fernanda Costa(200m e 400m livre, 4x100m e 4x200m livre, Maria Paula Heitmann(4x200m livre), Stefanie Balduccini( 4x100m e 4x 200m livre e 4x100m medley misto), No skate: Kelvin Hoefler, do Guarujá, na categoria street e Gabi Mazetto, da Praia Grande, na categoria street feminino. No tênis de mesa, Guilherme Teodoro, de Santos. No Taekwondo, Maria Clara Pacheco, de São Vicente.
*Com infrações e foto da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário