A Polícia Federal de São Sebastião-SP cumpre, na manhã desta terça-feira (30/07), um mandado de busca e apreensão em Ubatuba-SP, bairro Ipiranguinha, em desfavor de homem de 52 anos pela prática do crime de abuso sexual infanto juvenil pela internet (“pedofilia”).
As investigações fazem parte do trabalho da Polícia Federal no combate à aquisição, armazenamento, disponibilização e compartilhamento de material na internet que contenha imagens ou cenas de abuso ou exploração sexual infantil e faz parte da Operação Leafdown de âmbito nacional.
Durante as buscas, foram localizadas imagens de abuso e exploração infanto juvenil no computador do investigado. Sendo assim, foi realizada a prisão em flagrante do indivíduo.
A Polícia Federal atua incansavelmente no combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Para tanto, possuímos unidades em todos os estados do país dedicadas ao combate dessa modalidade delitiva.
Na data de hoje a Polícia Federal realizou nas cinco regiões brasileiras a deflagração da Operação Leafdown, destinada essencialmente ao combate do armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil, modalidades criminosas que tiveram um enorme aumento no último ano.
O nome da Operação – Leafdown – faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para a aquisição de material de abuso sexual infanto juvenil quanto disponibilização desses tipos de arquivos para outros usuários/criminosos, inclusive se outros países.
Em tese, os investigados responderão pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil (arts. 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 1992).
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
Fonte: Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário