quinta-feira, 15 de agosto de 2024

PREFEITURA RECOMENDA SUSPENSÃO DO COMERCIO DE MEXILHÓES NO MERCADO MUNICIPAL E DEMAIS PRODUTORES

 


Após a proliferação de microalgas tóxicas em parte do Litoral Paulista e a recomendação do Governo de São Paulo, a prefeitura de Ubatuba emitiu um comunicado nesta quarta-feira (14) pedindo a suspensão do comércio e do consumo de moluscos como ostras, vieiras, mexilhões e berbigões em todo o município, apesar de não terem sido encontradas microalgas na região.
“A Secretaria de Pesca e Agricultura de Ubatuba, juntamente com a Vigilância Sanitária, seguiu a orientação estadual e recomendou a suspensão do comércio e do consumo de moluscos bivalves (ostras, vieiras, mexilhões e berbigões) em todo o município. A medida foi adotada após a proliferação de microalgas tóxicas em parte do Litoral Paulista”, informou.
A administração informou ainda que a medida é preventiva e vale tanto para produtores quanto para quem vende no Mercado de Peixe. “A atitude preventiva foi informada aos produtores de mexilhões da cidade, bem como aos comerciantes do Mercado Municipal de Pescados de Ubatuba, que concentra grande parte da comercialização local. A orientação seguirá vigente até que a Defesa Agropecuária realize novas análises na região”, disse.
Nesta terça-feira (13), técnicos do Governo de São Paulo constataram a presença de microalgas Dinophysis acuminata em altas concentrações em Cananeia, Peruíbe, Praia Grande e São Sebastião. Essas microalgas provocam a maré vermelha, um fenômeno natural que ocasiona manchas de coloração escura na água do mar, causadas pelo crescimento excessivo de algas tóxicas, que podem trazer riscos à saúde.
📸: Rádio Costa Azul
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário