O game coloca o jogador no papel de candidato ao cargo de prefeito de uma cidade fictícia, com o objetivo de tomar as melhores decisões para vencer as eleições. Irmãos de Ubatuba criam jogo para ensinar regras do período eleitoral
Divulgação/Zona Eleitoral – Prefeitura
O voto nas eleições municipais e federais no Brasil é obrigatório para boa parte da população, mas nem todo mundo sabe como o período eleitoral funciona de verdade.
Com o objetivo de ensinar esse processo de maneira divertida, quatro pessoas – duas delas irmãos de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo – criaram um jogo que ajuda os jogadores a entenderem as principais regras das eleições.
Lançado no início do mês, o game ‘Zona Eleitoral – Prefeitura’, que já conta com mais de 200 downloads, foi idealizado pelos irmãos Vitor Fisch e Ana Fisch, de Ubatuba, em parceria com David Tennenbaun e Guilherme Janini.
Em entrevista ao g1, Vitor Fisch explicou que o game coloca o jogador no papel de candidato ao cargo de prefeito de uma cidade fictícia, chamada Tubaúba, com o objetivo de tomar as melhores decisões para vencer as eleições.
“É um jogo de estratégia. O jogador é candidato à prefeitura de uma cidade que não existe de verdade e precisa captar recursos para gerir uma campanha capaz de elegê-lo. São 30 dias de jogo e o objetivo é simples: ganhar a eleições”, diz o criador do game.
Irmãos de Ubatuba criam jogo para ensinar regras do período eleitoral
Divulgação/Zona Eleitoral – Prefeitura
Conforme o candidato – no caso o jogador – conquista votos em determinadas regiões dessa cidade, ele consegue cada vez mais recursos para investir em propaganda na televisão, comícios e carreatas, por exemplo.
O jogo nasceu justamente com o objetivo de promover a educação política e a cidadania de forma divertida, tendo em vista que nem todos os eleitores do país entendem ou se interessam pelo período eleitoral.
“A ideia é mostrar como funciona o período eleitoral de forma simples. Nós fomos em uma escola conversar com alunos sobre isso e perguntamos, em uma sala com 40 estudantes, quantos deles gostavam de política, e só um levantou a mão. Perguntamos quantos gostavam de game e todos levantaram. Então acredito que essa é uma forma de incluir um tema importante no dia a dia das pessoas, sem qualquer viés político”, completa Fisch.
Irmãos de Ubatuba criam jogo para ensinar regras do período eleitoral
O jogo é gratuito e está disponível para ser baixado em diversas plataformas. De acordo com os criadores, novas versões, com mais candidatos e mapas, estão previstas para serem lançadas em breve.
Mesmo antes de ser lançado, o ‘Zona Eleitoral – Prefeitura’ já recebeu prêmios. Em 2023, o modo ‘demonstração’ do game foi premiado no Pitch do Games for Change Latin America. Neste ano, foi convidado a integrar o estande do Governo de São Paulo na Gamescom Latam, considerado um dos maiores eventos de jogos da América Latina.
Irmãos de Ubatuba criam jogo para ensinar regras do período eleitoral
A ideia nasceu em 2020, ainda na pandemia da covid-19. Victor Fisch conta que, apesar de trabalhar com cinema, como roteirista e produtor cultural, sempre teve vontade de lançar um jogo, assim como a irmã, Ana Fisch.
“É um desejo antigo, de criança. Sempre gostei muito de jogos de estratégia e de simulação”, afirma.
Em 2020, os irmãos criaram um grupo em um aplicativo de mensagens com dois amigos que também tinham o sonho de lançar um jogo. A ideia era compartilhar possíveis ideias e projetos.
“Uma das ideias era um jogo eleitoral, mas o jogador seria candidato a vereador. Colocamos o projeto em desenvolvimento e fomos para frente. Poucas pessoas conhecem as regras das eleições, então queríamos mostrar os processos e como funciona jogando”, conclui Victor.
Irmãos de Ubatuba criam jogo para ensinar regras do período eleitoral
Divulgação/Zona Eleitoral – Prefeitura
Fonte Globo.com - Vale do Paraiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário