quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Meu Amigo Pinguim chega aos cinemas brasileiros

 



Jean Renno e DinDim, em cena gravada em Ubatuba. Foto: Divulgação | Paris Filmes

Drama dirigido por David Schurmann conta a história real da amizade entre um pescador solitário e um pinguim resgatado no litoral carioca

A amizade entre um pescador e um pinguim inspirou o drama Meu Amigo Pinguim, que estreia no Brasil no dia 12 de setembro, quinta-feira. Quem leva esta história real para as telas do cinema é o cineasta brasileiro David Schurmann, que começou a filmar justamente no mar, quando tinha 10 anos e embarcou com a sua família para uma jornada de volta ao mundo. Aos 13 anos, David ganhou sua primeira câmera, registrando as aventuras a bordo. Aos 16, desembarcou na Nova Zelândia, onde se formou cineasta e iniciou sua carreira.


O filme conta a história de João, um homem solitário que vive em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, que avistou um pinguim perdido que precisava de cuidados especiais para seguir sua viagem. João acolheu a ave, que voltou para o mar curado e forte. Depois desse momento especial, DinDim, nome que o pinguim recebeu, volta para visitar seu salvador.

A cura do pinguim é também a cura do pescador, interpretado pelo ator francês Jean Reno, que havia se isolado do mundo após uma tragédia, mas que não conseguiu ignorar uma criatura marinha que precisava da sua dedicação.

meu amigo pinguim
Jean Reno e Adriana Barraza, contracenam com DinDim. Foto: Divulgação | Paris Filmes


O longa foi filmado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, Paraty, no Rio de Janeiro, e na Patagônia, na Argentina, e conta com um elenco recheado de talentos nacionais e internacionais. Além de Jean Reno, estão no filme a mexicana Adriana Barraza, Alexia Moyano, Nicolás Francella, Rócio Hernandez, Juan José Garnica, Duda Galvão, Ravel Cabral, Pedro Urizzi e Thalma de Freitas.

A “interpretação” de DinDim foi dividida entre 10 pinguins do Aquário de Ubatuba (SP) e do Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC). Quem ajudou a treinar os pássaros para as cenas foram os biólogos e pesquisadores do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha – que treinou os animais antes das filmagens.

Outros nomes consagrados do cinema internacional estão presentes, como os roteiristas Kristen Lazarian e Paulina Lagudi. A direção de fotografia é assinada pelo inglês Anthony Dod Mantle, vencedor do Oscar de Melhor Fotografia por “Quem Quer Ser um Milionário?”; a edição fica com a mesma montadora de Pedro Almodóvar, a espanhola Tereza Font; e os efeitos especiais são liderados pelos também espanhóis Ferran Piquer e Francisco Porras, ganhadores de dois prêmios Goya. A produção é da City Hall Arts, Schurmann Filmes e Content Studios com distribuição nacional da Paris Filmes.

Meu Amigo Pinguim
DinDim se tornou celebridade em Ilha GRande. Foto: Divulgação | Paris Filmes

Made in Brasil

Apesar de ser uma produção americana, o filme é inspirado em uma história real brasileira e David Schurmann conseguiu imprimir o DNA do país na obra, trazendo as filmagens para o nosso litoral e dando destaque para brasileiros e brasileiras na pré-estreia que aconteceu em Los Angeles.

O evento teve as atrizes Duda Galvão, Ellen C. Camp e Thalma de Freitas e os atores José Trassi, Pedro Urizzi e Wilson Rabelo, que representaram a parte nacional do elenco no icônico Egyptian Theater, desfilando ao lado do francês Jean Reno e da mexicana Adriana Barraza, da argentina Alexia Moyano e do colombiano Juan José Garnica. Com o apoio da Embratur, uma segunda sessão especial aconteceu no Culver Theater, também em Los Angeles.

Nas duas sessões de Los Angeles, David conseguiu levar um convidado muito especial, o próprio Seu João, pescador brasileiro da história real, que foi ovacionado pelos americanos.

Meu Amigo Pinguim
Foto: Divulgação | Paris Filmes

No Brasil, aconteceram pré-estreias lotadas – e emocionadas – em São Paulo e no Rio. Além disso, três sessões especiais em Angra dos Reis, levando o cinema para perto do Seu João, seus amigos pescadores e comunidade caiçara.

Até outubro, Meu Amigo Pinguim será exibido nos cinemas de mais de 40 países das Américas do Sul, Central e do Norte e da Europa. Depois de ganhar as telas de cinema do mundo, o filme deve ampliar seu alcance via streaming superando 120 países.

Curiosidades sobre as filmagens e produção

Quando David foi convidado para dirigir o filme, os produtores norte-americanos tentaram impor algumas condições: o filme seria uma produção americana para ser exibida no mundo todo, o inglês seria idioma obrigatório, protagonista deveria ser interpretado por um ator na faixa dos 70 anos e conhecido mundialmente e as filmagens aconteceriam nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol localizado na costa da África.

Meu Amigo Pinguim
Cena do filme, gravada em Paraty. Foto: Divulgação | Paris Filmes

Para a primeira exigência, David aceitou tranquilamente. Para a segunda, tentou encontrar algum ator brasileiro mundialmente conhecido, no perfil desejado pelos produtores, mas Rodrigo Santoro e Wagner Moura, por exemplo, estavam longe da faixa dos 70. Assim, o papel principal foi para o francês Jean Reno.

Mas para a locação, David e seu amigo e produtor João Roni, da Oceans Filmes, defenderam por longos seis meses que o filme fosse rodado no Brasil, onda a história real aconteceu. Com determinação, trouxeram as filmagens para o nosso litoral.

Após a equipe percorrer a costa brasileira, do Ceará a Santa Catarina, elegeram Ubatuba e Paraty como cenário principal da obra, garantindo que a beleza da Mata Atlântica e das praias se destacassem no filme. Junto com as filmagens, o Brasil recebeu um investimento de R$ 20 milhões.

Meu Amigo Pinguim
A Mata Atlântica brasileira é o cenário do filme. Foto: Divulgação | Paris Filmes

David Schurmann

Cineasta formado na Nova Zelândia, onde iniciou sua carreira internacional, David Schurmann retornou ao Brasil e dirigiu seu primeiro longa-metragem, “O Mundo em Duas Voltas”, que conquistou prêmios nacionais e internacionais, consagrando-se como um dos 10 documentários de maior bilheteria na história do cinema brasileiro.

cineasta David Schurmann
O cineasta David Schurmann (de boné, à direita) durante as filmagens de Meu Amigo Pinguim.Foto: Divulgação | Paris Filmes

Em seguida, apresentou ao público “Desaparecidos”, um projeto cinematográfico transmídia revolucionário e controverso. Em 2016, o diretor emocionou o público com “Pequeno Segredo”, inspirado na comovente história de sua irmã adotiva, Kat Schurmann. A obra não apenas representou o Brasil no Oscar 2017, mas também recebeu quatro indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo a de Melhor Diretor para David.

Durante a campanha para o Oscar nos Estados Unidos, David Schurmann foi convidado para dirigir “Meu Amigo Pinguim”, produção norte-americana que estreia no Brasil em 12 de setembro com distribuição da Paris Filmes. No próximo ano, David deve lançar “Por um Fio”, inspirado no livro de Drauzio Varella, que tem Bruno Gagliasso e Romulo Estrela como protagonistas.

Meu Amigo Pinguim
O protagonista DinDim foi “interpretado por 10 pinguins diferentes. Foto: Divulgação | Paris Filmes

 

FONTE  :  https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos/meu-amigo-pinguim-chega-aos-cinemas-brasileiros/











Nenhum comentário:

Postar um comentário