sábado, 19 de outubro de 2024

CAMARÃO NA MORANGA FOI CRIADO POR PRESIDIÁRIOS DA ILHA ANCHIETA

 

O Camarão na Moranga é um dos mais famosos pratos brasileiros, mas muitos nem imaginam sua inusitada origem. Criado na Ilha Anchieta, em Ubatuba, o prato foi desenvolvido por presidiários políticos em meados de 1930. 


Em sua maioria, os presos eram de origem japonesa e plantavam verduras e legumes. Por conta das condições precárias do local, muitos contraíram doenças e para não terem de consumir medicações, eles resolveram plantar abóboras, pois suas sementes são consideradas poderosos vermífugos.

Como a decisão deu certo, aumentou-se o consumo da iguaria e foi criado um transporte de fluxo com ela entre a ilha e Ubatuba. Em uma destas viagens, uma abóbora (tipo moranga) caiu no mar e afundou. Cerca de uma semana depois, na Praia da Enseada, ela supostamente apareceu em frente ao restaurante da Dona Zenaide. Ao se deparar com o fruto, a cozinheira e proprietária do estabelecimento notou que ela estava em boas condições e resolveu fazer um cozido.


Ao abrir a Zenaide reparou que haviam mais de dois quilos de camarão sete-barbas. Então, ela resolveu fazer um teste e trocou as sementes da abóbora por cheiro-verde, coentro de folha, tomate, alho e cebola. Após isso, deu mais uma fervida aos mesmos e acabou criando o Camarão na Moranga.  


Leia mais em: https://www.diariodolitoral.com.br/diario-mais/camarao-na-moranga-foi-criado-por-presidiarios-no-litoral-de-sp/187221/

Nenhum comentário:

Postar um comentário