quarta-feira, 27 de novembro de 2024

PESQUISA REVELA DESIGUALDADES NA DISTRIBUIÇÃO DE ROYALTIES DE PETROLEO NA REGIÃO E UBATUBA É A MAIS PREJUDICADA

 





Um estudo realizado por um mestrando da Universidade de Taubaté (UNITAU) fala sobre a desigualdade na distribuição e propõe mudanças no modelo de distribuição dos royalties de petróleo no Brasil. Ubatuba é uma das cidades da região que menos recebem os recursos, conforme o estudo, Ilhabela recebe, por exemplo, mais de R$19 mil por habitante, em contraste com Ubatuba, que arrecada apenas R$140 por pessoa.



A pesquisa, feita pelo mestrando Rafael Rodrigues da Costa, sob orientação do Prof. Dr. Edson Trajano Vieira, examinou os recursos e seus impactos no desenvolvimento regional, com foco em cidades do Litoral Norte de São Paulo. Conforme o Guia Campos, a pesquisa busca propor novos arranjos para beneficiar o desenvolvimento nacional e abordar gargalos como o saneamento básico e a variabilidade arrecadatória.
“O estudo destaca questões relevantes sobre a dependência econômica do petróleo, que enfrenta desafios diante da transição para energias mais limpas. Além disso, o trabalho sugere a criação de um fundo para gerações futuras, inspirado em modelos internacionais, para gerenciar recursos provenientes de um produto esgotável como o petróleo. A pesquisa ressalta a importância de planejar o uso sustentável dos royalties para promover o desenvolvimento a longo prazo no Brasil”, disse o Guia Campos.
📸: divulgação

RADIO COSTA AZUL FM - UBATUBA SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário