segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

ACUMULO DE LIXO PREOCUPA MORADORES EM DIVERSOS BAIRROS DE UBATUBA

 


Ubatuba deve receber cerca de um milhão de pessoas na virada do ano. Além de ruas lotadas, o que tem chamado a atenção na cidade é o acúmulo de lixo em diversas regiões, com caçambas cheias, resíduos na rua e muito mau cheiro.
Nos últimos dias ouvintes relataram a situação em diversos pontos, principalmente na região central, como na rua Guarani e imediações, e em praias movimentadas, entre elas a Maranduba e a Praia Grande.


Desde o dia 18 de dezembro a cidade está com um cronograma de coleta de lixo no município diferenciado para a temporada de verão, que ampliou os horários de coleta, com equipes no período da manhã e da noite. De acordo com a Ubalimp, o aumento na média mensal da quantidade de lixo recolhida é de 2.150 toneladas a mais entre dezembro e fevereiro. Também houve aumento no efetivo, com 102 coletores e 32 motoristas com 18 caminhões, na baixa temporada são oito caminhões, 50 coletores e 16 motoristas.
Entretanto, mesmo com a medida, o lixo tem se acumulado na cidade. “Esta é a situação do centrinho da Maranduba na data de hoje! Lugar histórico, orla de praia e faixa de areia lotadas de lixos e micro lixos de todos os tipos! Inaceitável em uma cidade que cobra TPA e visivelmente não está revertendo esta verba. O povo e os turistas também têm que colaborar, mas parece que nenhum dos lados está realmente preocupado, nem turistas, muito menos poder público municipal, aí fica extremamente difícil, sujo e nojenta a situação da cidade”, disse o grupo Tamoio que tem denunciado o caso.
Em julho deste ano foi aprovado recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente no Conselho, em audiência polêmica, R$ 15 milhões, arrecadados pela cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para a Ubalimp, que realiza a coleta de resíduos em Ubatuba. Com mais serviços em seu objeto, como coleta seletiva, operação e manutenção de ecopontos, limpeza das praias, entre outros.

RADIO   COSTA AZUL  FM - UBATUBA SP

via facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário