Se você gosta de destinos que misturam o melhor da natureza e história, prepare-se para se encantar com a Ilha Anchieta. A antiga “Alcatraz brasileira”, que já foi palco de eventos marcantes, está ganhando uma nova vida com a revitalização do antigo presídio. Localizada a apenas 8 km do continente, em Ubatuba, a ilha é um refúgio de belezas naturais e agora será também um ponto cultural imperdível no litoral norte de São Paulo.
Com previsão de entrega até o final de 2025, o espaço promete ser um centro cultural único, onde visitantes poderão explorar exposições, fotos e documentos históricos enquanto apreciam a vista deslumbrante das ruínas preservadas.
O que esperar do novo espaço cultural?
A transformação do antigo presídio da Ilha Anchieta, um projeto da Fundação Florestal, vai muito além da revitalização arquitetônica. Assinado pelo renomado escritório Kruchin Arquitetura, o espaço contará com:
- Estrutura com um exoesqueleto que preservará as ruínas;
- Exposições históricas que mergulham no passado da ilha;
- Novos ambientes como centros de recepção e cafés.
Natureza exuberante e experiências únicas
Além da parte histórica, o local abriga sete praias de águas cristalinas, como a Praia do Presídio e a Praia do Engenho, que possui um aquário natural perfeito para mergulhos. Também há trilhas que atravessam a Mata Atlântica para desbravar. Destaque para a Trilha Subaquática no Aquário Natural e o Mirante da Biodiversidade.
A Ilha Anchieta é um ótimo exemplo de turismo sustentável. Todas as intervenções no local são pensadas para proteger o meio ambiente, enquanto a visitação controlada garante a preservação do ecossistema. Com a revitalização do presídio, a ilha se firma como mais uma atração de Ubatuba. Então, quando descer para o litoral, não deixe de conferir esse ponto turístico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário