Durante uma operação de combate à caça predatória na área do Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Picinguaba, policiais do Grupamento Tático Ambiental realizaram apreensão de armas e materiais ilegais. A ação ocorreu nesta sexata-feira (13), na região de mata fechada ao final da Estrada da Cachoeira do Tombador, no bairro Ubatumirim, em Ubatuba – SP.
Os policiais, em patrulhamento a pé pela trilha, localizaram indícios de atividades humanas recentes após cerca de três horas de incursão. Durante a vistoria, encontraram uma área de caça equipada com estruturas como trepeiros (estruturas montadas em árvores para aguardar a passagem ou alimentação de algum animal), armadilhas e locais de ceva, indicando práticas ilegais voltadas ao abate de animais silvestres.
Em uma inspeção mais detalhada, foi localizada uma caixa d’água desativada contendo uma mochila e um pote plástico. Entre os materiais apreendidos estavam:
• 1 espingarda calibre 36 (sem marca);
• 11 munições calibre 36 intactas;
• 1 pote de chumbo;
• 1 pote de pólvora;
• 1 pote de espoleta;
• 1 calibrador.
Apesar das evidências encontradas, nenhuma pessoa foi localizada na região durante a operação. Denúncias relatam que frequentemente indivíduos são avistados entrando na mata para caçar, além de disparos de arma de fogo com regularidade na área.
Os materiais foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Ubatuba, onde foram apresentados ao delegado de plantão, permanecendo apreendidos. As autoridades reforçam a importância de denúncias para combater práticas ilegais que ameaçam a fauna silvestre da Mata Atlântica.
Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 190 ou pelo e-mail 3bpamb3ciaservdia@policiamilitar.sp.gov.br da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.
Fonte: Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário