Com descidas íngremes, a serra da rodovia Oswaldo Cruz, entre Ubatuba e Taubaté, também é conhecida por acumular muitas calotas nas laterais na rodovia. Na última quinta (26), uma equipe de dez pessoas passou o dia recolhendo centenas delas acumuladas apenas na última semana.
Conforme especialistas, as calotas saem pela combinação da inclinação da pista com o uso excessivo dos freios nesse trecho da Serra do Mar. De acordo com o Folhapress, o DER recolhe mensalmente na alta temporada, entre dezembro a fevereiro, cerca de 2.000 calotas no trecho entre o km 79 e o km 86, no município de Ubatuba. Nos meses de dezembro de 2023, janeiro/24 e fevereiro de 2024, o tráfego diário médio registrado foi de 4.400 veículos.
A limpeza da serra foi efetuada por uma empresa de manutenção terceirizada, que disponibilizou dez pessoas, além de um carro com uma pequena caçamba e um caminhão. Os coletores de calota descem o trecho de serra a pé, seguidos pelo carro. As peças são colocadas em sacos de lixo de 100 litros e acomodadas na pequena caçamba. Quando chegam a uma baia de segurança, um caminhão, que recebe os sacos pretos, e segue para a baia seguinte.
: Eduardo Kusdra e Bruno Amir
RADIO COSTA AZUL FM - UBATUBA SP
via facebook
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário