quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Casos de dengue em Ubatuba caem 68,84% em relação a janeiro de 2024

 



O número de casos de dengue em Ubatuba apresentou uma queda de 68,84% em janeiro de 2025, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, mesmo antes do encerramento do mês.


Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizados semanalmente , enquanto em janeiro de 2024 foram notificados 1.178 casos, até o dia 27 de janeiro de 2025, o número caiu para 367.


Apesar da redução expressiva, a Vigilância em Saúde reforça que o verão é o período de maior incidência da doença, devido ao aumento das temperaturas e das chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.


Por isso, a SMS reforça que a população deve manter a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Como prevenção pessoal, intensificar o uso de repelentes e optar por roupas que minimizem a exposição da pele também são medidas que evitam a picada do mosquito transmissor.


A Secretaria de Saúde destaca a importância da coleta de sorologia para confirmar casos de dengue e monitorar a circulação do vírus. Os sintomas incluem febre alta, dores no corpo, mal-estar e manchas vermelhas, mas a doença pode ser assintomática ou leve. Casos graves apresentam dor abdominal intensa, vômitos, dificuldade de respirar e queda de pressão. Suspeitas devem ser encaminhadas à Unidade de Saúde Sentinela, localizada na UBS Cícero Gomes, que atende diariamente das 8h às 20h.


Jornal Agito Ubatuba 

Via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário