quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Conferência em Ubatuba debate desafios da emergência climática

 

A 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente de Ubatuba teve como tema central a “Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica” e reuniu diversos setores da sociedade para debater propostas voltadas ao enfrentamento das emergências climáticas, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.


Realizada no Museu da Vida Marinha, no último domingo, dia 26 de janeiro, contou com significativa participação popular, incluindo lideranças indígenas, quilombolas e caiçaras, que compartilharam conhecimentos ancestrais e reforçaram sua importância na preservação e conservação ambiental, especialmente no território do município de Ubatuba.

Os principais temas debatidos compreenderam a revisão do plano diretor, incluindo o plano de adaptação e resiliência climática adequado às especificidades locais, com o reconhecimento dos Povos originários, das Comunidades Tradicionais e seus territórios, implementação do turismo sustentável que respeite o meio ambiente e valorize a cultura local, com avanços no saneamento básico e ecológico.

O evento foi um marco para Ubatuba, que confirmou a capacidade de articulação da sociedade civil organizada ligada ao ativismo e à preservação ambiental. Além de ressaltar que a união entre munícipes, Povos Originários, Comunidades Tradicionais, legislativo municipal e estadual, representados no evento, com os gestores públicos é essencial para construir um futuro mais sustentável e justo.

A 1ª Conferência Livre resultou em propostas aprovadas e eleição de uma delegada titular, Luísa Vilas Boas Cardoso, Presidenta do Conselho Municipal dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Ubatuba – CMPOCT e Militante do Fórum de Comunidades Tradicionais – FCT; 1º suplente, Marcos dos Santos Tupã, cacique da Terra Indígena Boa Vista do Sertão do Promirim; 2º suplente, Genilson da Silva, liderança jovem da aldeia Yakã Porã, para representarem a cidade de Ubatuba na Conferência Nacional, além de reforçar o compromisso de continuidade no diálogo e mobilização popular.

Por fim, cabe destacar que Conferência Livre é assim denominada por não ser organizada e
realizada pelo executivo municipal, apesar disso, integra o calendário oficial preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, seguindo todas as orientações e exigências do governo federal.

*Texto produzido coletivamente pelos organizadores do evento


TAMOIOSNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário