O Governo de São Paulo confirmou 13 casos de febre amarela em humanos no estado, com 10 mortes ocasionadas por complicações da doença, todas em pessoas que não haviam sido vacinadas. Diante do aumento de casos, a Prefeitura de Ubatuba reforça a importância da vacinação.
No ciclo urbano, a transmissão ocorre pelo Aedes aegypti, também transmissor da dengue. Os sintomas são facilmente confundidos com a doença: febre, calafrios, dor de cabeça e nas costas, náuseas e vômitos. Mas, com o avançar do quadro, um dos sintomas são os olhos amarelos, normalmente a partir da segunda semana.
Desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de cinco anos, em duas doses: a primeira aos nove meses e a segunda aos quatro anos. Para pessoas a partir dos cinco anos a vacina é de dose única.
A população pode aproveitar iniciativas em Ubatuba, como o “Sextou com Vacina”, para realizar essa imunização. Nesta sexta-feira (21), os postos de saúde da cidade irão funcionar com horário estendido e, além da febre amarela, também haverá as outras vacinas do calendário oficial.

RADIO COSTA AZUL FM
via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário