ESTUDO INDENTIFICOU ESPÉCIE INVASORA DE MEXILHÃO EM UBATUBA

 


Um estudo identificou 41 registros da espécie Perna viridis, conhecido como mexilhão verde, ao longo da costa norte do estado de São Paulo. A pesquisa foi publicada na revista científica “Marine Biology” nesta quarta-feira (19), e a espécie invasora também foi encontrada em Ubatuba.



Pesquisadores do Instituto de Pesca de São Paulo, da Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições parceiras, mapearam a distribuição da espécie. Das 41 encontradas no litoral norte, doze estavam em unidades de conservação, incluindo parques nacionais e reservas ecológicas.
Em Ubatuba, ela foi encontrada no Saco da Ribeira. Na região, também foi vista na Praia da Cocanha (Caraguatatuba), Praia das Cigarras (São Sebastião), Ponta das Furnas (Ilhabela), Enseada da Baleia (Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananeia), Iguape, Ilha Comprida, Peruíbe, São Vicente e Santos.
Na maioria dos locais onde o mexilhão foi encontrado, ele estava em associação a colônias do mexilhão P. perna. Em Ubatuba, Iguape, Ilha Comprida, Peruíbe, São Vicente e Santos, os espécimes foram coletados em cordas de amarração em barcos.
A espécie é originária da região indo-pacífica, onde ocorre naturalmente em águas tropicais e subtropicais. No entanto, desde 1995, a disseminação na costa sul-americana tem levantado preocupações devido a impactos ambientais. Para o especialista, a introdução do mexilhão verde no Brasil pode estar associada ao transporte marítimo internacional.
Para os pesquisadores, as autoridades ambientais devem criar programas de monitoramento e implementar regulamentações mais rigorosas para o controle da água de lastro em embarcações marítimas.

📸
: Divulgação USP

RADIO COSTA AZUL FM - UBATUBA SP
via facebook

Comentários