A praia de Itamambuca, em Ubatuba, tem sido palco de imagens impressionantes nos últimos dias. Em fenômeno considerado raro, as ondas ganharam um tom azul fluorescente, atraindo expectadores para testemunhar o mar iluminado e surfistas que se aventuraram nas ondas brilhantes.
As imagens do mar iluminado ganharam destaques nas redes sociais e na imprensa nacional. O fotógrafo Guga Jacob conseguiu capturar uma cena ainda mais impressionante, além das pessoas que observavam o fenômeno da areia, o surfista Rafael de Carvalho resolver pegar ondas no mar fluorescente. “Registros de uma sessão de surf noturno, deslizando sobre planctos”, escreveu o fotógrafo nas suas redes sociais.
Segundo o biólogo José Ataliba, o fenômeno é conhecido como bioluminescência. O efeito na água é gerado por bilhões de algas unicelulares chamadas cientificamente de Noctiluca scintillans, que brilham devido a uma reação química. “Esse fenômeno é uma reação química. Ele ocorre normalmente quando tem essa agitação de água no local. E esses desflagelados usam isso como uma defesa, possivelmente para afugentar predadores”, disse.
A bioluminescência observada em Ubatuba resulta de um processo natural envolvendo algas unicelulares, que produzem um brilho azulado graças a uma reação química que ocorre em seu interior. Quando a luciferina, pigmento presente nesses organismos, entra em contato com o oxigênio, a luz é emitida, criando o efeito luminoso, processo semelhante ao que ocorre com vaga-lumes e algumas espécies de peixes de águas profundas. Ataliba destacou que o verão, com temperaturas mais altas e maior concentração de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, é a época ideal para a proliferação dessas algas.
Chuvas recentes também podem trazer esses compostos para o mar, vindos de rios ou até mesmo de atividades humanas, como o esgoto. Mas o evento também pode acontecer em águas cristalinas e preservadas, desde que o meio ambiente esteja propício. Em Itamambuca, a combinação de águas rasas e o movimento constante das ondas amplifica o brilho do espetáculo da natureza.
Comentários
Postar um comentário