O corte de uma árvore antiga gerou polêmica em Ubatuba na manhã desta terça-feira (
. A espécie Aroeira ficava no início da avenida Liberdade, no acesso à orla, bem ao lado do aeroporto da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a Defesa Civil vistoriou o local e concluiu que a árvore apresentava “rachadura significativa em seu tronco principal, configurando risco iminente de queda”. A nota enviada pela administração afirma ainda que a situação ameaçava pedestres e veículos que passam pelo local. “A condição fitossanitária da árvore indicava comprometimento estrutural grave, com potencial de causar danos à integridade física de pedestres, veículos e ciclistas. A análise técnica considerou os princípios da precaução e da prevenção, orientadores das ações da Defesa Civil”, disse.
Contudo, a ação foi questionada por defensores do meio ambiente. Vereadores afirmam que a decisão não foi discutida e que uma poda seria alternativa ao corte. O biólogo José Ataliba, discorda da conclusão da Defesa Civil. “Falaram que o tronco estava rachado, mas não estava. Era uma árvore saudável”, disse.
“A medida foi tomada de forma emergencial e fundamentada na preservação da vida, segurança pública e ordem urbana, estando devidamente respaldada pela legislação vigente e pelas competências atribuídas à Defesa Civil em situações de risco iminente”, finalizou a nota da prefeitura.

FONTE : RADIO COSTA AZUL FM = UBATUBA SP
via facebook
Comentários
Postar um comentário