Duplicação da Rio-Santos entre Caraguá e Ubatuba será revista com audiências após protestos de moradores que pedem traçado longe da orla
O projeto de duplicação da Rio-Santos entre Caraguatatuba e Ubatuba será revisado e passará por audiências públicas após forte mobilização de moradores, comerciantes e hoteleiros da região norte de Caraguatatuba. As informações são do jornalista Salim Burihan. A decisão foi anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), que informou estar analisando os estudos entregues pela concessionária Tamoios, responsável pela proposta de ampliação da SP-055.
A mobilização se intensificou após a divulgação de um projeto inicial da concessionária, que previa vias expressas à beira-mar, cortando bairros turísticos como Massaguaçu, Jetuba, Capricórnio, Cocanha e Tabatinga. Moradores dessas regiões organizam uma manifestação pacífica para o dia 23, às 16h30, no trevo do Jetuba, reivindicando que a população local seja ouvida antes da execução de qualquer obra.
A preocupação da população gira em torno dos impactos ambientais e sociais que a duplicação, conforme proposta inicial, pode provocar. O trecho afetado sofre historicamente com erosões costeiras, principalmente na praia da Massaguaçu, e muitos temem que as obras acelerem ainda mais o processo de degradação ambiental, além de comprometer o acesso às praias e afetar o turismo e o comércio.
Apesar de o Governo do Estado ter afirmado que a obra ainda está em fase de estudos, os R$ 12 milhões já investidos na elaboração do projeto levantaram preocupações sobre a condução do processo.
Moradores, veranistas, comerciantes e empresários continuam a se mobilizar para que a duplicação da Rio-Santos entre Caraguatatuba e Ubatuba não seja imposta sem diálogo e participação da comunidade. A expectativa é que as audiências públicas prometidas pelo Estado tragam mais clareza, alternativas sustentáveis e respeito às características socioambientais da região norte do Litoral Norte Paulista.
Comentários
Postar um comentário