
A bordo do veleiro Katoosh, eles percorreram três oceanos e visitaram 52 países em uma jornada de sete anos que começou e terminou no Litoral Norte
Redação spriomaisDepois de 2.630 dias no mar, três oceanos e 52 países percorridos de veleiro, os irmãos Celso Pereira Neto, de 32 anos, e Lucas Faraco, de 29, retornaram para Ubatuba.
Eles foram recebidos com festa, na manhã deste sábado (17), no Saco da Ribeira- mesmo ponto de onde partiram para a grande aventura em 2018.
A bordo do veleiro Katoosh, os dois percorreram um trajeto que começou pela costa brasileira, passou pelo Caribe, América Central, Pacífico Sul, Polinésia Francesa (onde ficaram por mais tempo), Fiji, Nova Zelândia, Indonésia e, depois, cruzaram o temido oceano Índico rumo à África. De lá, retornaram à América do Sul, encerrando o ciclo.
Celso e Lucas praticamente nasceram no mar, já que são filhos de dois velejadores, que começaram a navegar em 1990. Em 1992, a família expandiu com o nascimento de Celso; em 1995 veio Lucas, mas isso não foi impedimento para continuarem em alto-mar. Juntos, pai, mãe e filhos percorreram praticamente toda a costa brasileira.

Quando o filho mais velho completou 6 anos, os pais decidiram atracar o barco em Ubatuba, para que as crianças pudessem iniciar a vida escolar. Os meninos cresceram e viveram uma vida “normal”, de escola, vestibular e faculdade — mas nunca perderam o contato com o mar.
Lucas e Celso estudavam Engenharia na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, quando resolveram trancar o curso para ir atrás do sonho de dar a voltar ao mundo. Retornaram para Ubatuba, começaram a trabalhar com o veleiro oferecendo passeios turísticos, levantaram recursos e se prepararam para a grande viagem.
O barco passou por uma reforma completa e, em 2018 tudo estava pronto para a concretização do sonho.
A previsão inicial era concluir a viagem em três anos. Mas o roteiro mudou — por causa da pandemia e da conexão que eles foram criando com as pessoas e com os lugares que passaram.
Nas redes sociais, mesmo com a chegada ainda recente, os irmãos já adiantaram: não devem ficar muito tempo em Ubatuba. Em breve, partem para uma nova missão. O destino? Ainda não foi revelado.
FONTE >
https://spriomais.com.br/2025/05/17/apos-darem-a-volta-ao-mundo-de-veleiro-irmaos-voltam-a-ubatuba/
Comentários
Postar um comentário