PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS USA TECNOLOGIA, EXPLORAÇÃO DO TERRITORIO E PESQUISA ATIVA EM UBATUBA
O projeto “Educação Ambiental em Ação: Aprendizagens que Florescem com o Território e a Tecnologia”, voltado para alunos do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, em Ubatuba, proporcionou uma imersão em experiências na Semana do Meio Ambiente.
As ações foram planejadas para promover, por meio da tecnologia e da interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a região em que vivem, com foco na valorização e preservação do meio ambiente.
Para os alunos do 2º ano, o módulo “Vida nas águas: Explorando Ambientes Aquáticos e seus Habitantes” abriu caminhos para o encantamento e a investigação da biodiversidade marinha. Vivendo em uma cidade costeira, os estudantes foram incentivados a observar e pesquisar os animais que habitam os rios e oceanos ao seu redor.
Com o apoio do iPad, eles desenvolveram habilidades de leitura, escrita, pesquisa e ilustração, culminando na criação de um livro interativo coletivo sobre os seres marinhos. Além de aprender sobre as espécies e seus habitats, os alunos refletiram sobre a ação humana nos ecossistemas aquáticos e a importância da sua preservação.
No 3º ano, os estudantes se voltaram às paisagens e riquezas naturais de Ubatuba com o módulo “Explorando as Maravilhas de Ubatuba: Conhecendo Nossas Praias”. Integrando geografia, história, cultura e meio ambiente, os estudantes investigaram diversas praias da cidade, explorando suas particularidades e aprendendo sobre a importância ecológica desses espaços.
Com o uso de aplicativos educativos, eles produziram registros visuais, descritivos e informativos, organizando os dados coletados em um livro colaborativo. A proposta também fomentou a consciência ambiental e o pertencimento local, estimulando práticas sustentáveis e o protagonismo juvenil.
Leia a matéria completa no site https://portalaquivale.com.br/projeto-de-educacao-ambiental-com-criancas-usa-tecnologia-exploracao-do-territorio-e-pesquisa-ativa-em-ubatuba/
Foto: Divulgação
Aqui Vale
6 de junho às 17:15 ·
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