UBATUBA REGISTRA MAIS DE 20 CASOS DE FEBRE OROPOUCHE E CASOS DE CHIKUNGUNYA TAMBEM AUMENTAM


 

A Prefeitura de Ubatuba confirmou o primeiro caso de febre Oropouche na cidade no dia 13 de maio. Conforme o boletim de arboviroses divulgado nesta segunda-feira (23), o município já registrou 20 casos da doença.


Conforme o documento, o bairro Ubatumirim lidera os casos com 11 ocorrências, seguido de Itamambuca com três, e Puruba com dois. Na cidade, 12 exames para a doença ainda são aguardados.
A febre Oropouche é causada por um vírus transmitido pelo Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim, pólvora ou mosquito-pólvora. Os sintomas se assemelham aos de outras arboviroses, como dengue e chikungunya: febre, dor de cabeça, vertigem, dores musculares, náuseas, vômitos, diarreia e sensibilidade à luz. Os sinais costumam ser leves, mas podem voltar após um período de melhora, entre 7 a 14 dias.
Outra doença que teve aumento na cidade no último mês foi a chikungunya, que chegou a 80 na cidade, no último boletim eram 51 casos. Em 2025, Ubatuba já registrou 716 casos de dengue, com mais de 5 mil notificações.

📸: Rádio Costa Azul

RADIO COSTA AZUL FM
via facebook

Comentários