Ministério Público cobra acessibilidade em prédios públicos de Ubatuba

 



Ministério Público de São Paulo acionou a Justiça para que prédios públicos de Ubatuba passem por adequações de acessibilidade. Segundo o MP, o objetivo é garantir condições dignas de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em locais como a sede da Prefeitura, a Câmara Municipal e as secretarias de Cidadania, Educação, Esporte e Lazer.




A ação civil pública foi ajuizada nesta quarta-feira (23), pelo promotor Valter Leles Junior. Ele pede que a Justiça dê um prazo de até 180 dias para o município realizar todas as obras necessárias. Além disso, caso a determinação não seja cumprida, o promotor solicita a aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil.

O caso teve início a partir de um ofício enviado à Promotoria de Ubatuba pelo Ministério Público Federal (MPF). O documento aponta que uma vistoria feita pelo Centro Universitário Módulo identificou diversos problemas nos prédios públicos da cidade. Entre eles estão rampas fora dos padrões, obstáculos físicos e a ausência de sinalização tátil — situações que, segundo os autos, se repetem há mais de 10 anos.

Diante das denúncias, o Ministério Público solicitou a elaboração de um laudo técnico ao Centro de Apoio Técnico à Execução. No entanto, o relatório não pôde ser produzido, já que a Prefeitura não apresentou os documentos necessários para a análise.

Portanto, além de cobrar a execução das obras, a ação também busca garantir acesso às informações que permitam a conclusão do parecer técnico. O promotor reforça que garantir acessibilidade não é apenas uma obrigação legal, mas uma questão de respeito e inclusão. A Justiça deve se manifestar nos próximos dias.

O outro lado

A reportagem da CBN Vale entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Ubatuba para comentar o pedido do Ministério Público e aguarda retorno para atualizar esta matéria.


FONTE :  https://www.cbnvale.com.br/ministerio-publico-cobra-adequacoes-de-acessibilidade-em-predios-publicos-de-ubatuba/

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