MORADORES DO SERTÃO DO UBATUMIRIM ENFRENTAM DIAS SEM ENERGIA E ALUGAM GERADOR . . .

 

Após os fortes ventos provocados pela passagem de um ciclone no Litoral Norte, moradores de diversas regiões de Ubatuba seguem enfrentando problemas no fornecimento de energia elétrica e conectividade.
Um dos locais mais afetados é o Sertão do Ubatumirim, onde comunidades relatam estar há dias sem luz e sem acesso à internet. Os moradores alugaram um gerador nesta quinta-feira (31), para evitar prejuízos com a produção agrícola.


Segundo relatos de moradores, a energia foi interrompida ainda na manhã de segunda-feira (28), por volta das 10h, e até a manhã desta sexta-feira (1⁰), o fornecimento não havia sido restabelecido. A situação gerou prejuízos diretos para os residentes, como a perda de alimentos refrigerados, além de colocar em risco a produção de agricultores da região.
“Já começamos a perder as nossas coisas, que estão na geladeira. O que a gente pôde colocar no gelo, colocamos, mas não está sendo suficiente”, contou Karen, moradora do bairro. “Nosso maior medo é a câmara fria da Associação de Agricultores, que está lotada de produtos da agricultura familiar. São alimentos destinados à merenda escolar de Ubatuba, e corremos o risco de perder tudo”, alertou.
De acordo com os moradores, não há sinal de equipes da concessionária Neoenergia Elektro circulando pelo bairro, o que aumenta a sensação de abandono. A previsão para o restabelecimento da energia no Sertão do Ubatumirim, segundo relatos, é apenas sábado (2), quase uma semana após o início do problema.
A comunidade também denuncia que os agricultores da região já enfrentaram prejuízos anteriormente com quedas de energia, e até hoje não foram ressarcidos. “Estamos com medo de perder novamente toda a produção do ano”, disse Karen.
Além do Sertão do Ubatumirim, o problema também é realidade em mais bairros da região Norte de Ubatuba. Moradores da Almada passam de 100 horas sem energia elétrica.
A Rádio Costa Azul entrou em contato com a Elektro sobre a situação e a Prefeitura de Ubatuba, com relação à alimentação das escolas, e aguarda retorno de ambos.

📸: Ouvintes

RADIO COSTA AZUL FM - UBATUBA SP
.

Comentários