quarta-feira, 21 de setembro de 2022

21 DE SETEMBRO, O DIA DA ÁRVORE

 



21 de Setembro, Dia da Árvore.
A imagem ilustra a diferença térmica que uma única árvore pode proporcionar.
Na Mata Atlântica tem árvores endêmicas, nativas daqui, que podem ser plantadas em áreas centrais, e até de calçadas, sem comprometer as construções, trazendo alem do benefício da sombra, baixa de temperatura em dias quentes, mas também atrair pássaros e outros animaizinhos da floresta, dando um encanto especial as regiões urbanas.





07 tipos de árvores para plantar no seu quintal ou calçada:
1 Ipê Amarelo
Muito procurado por conta de sua florada anual, o Ipê Amarelo é uma árvore de grande porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas. O ipê é uma árvores rústica, exige poucos cuidados, mas não deve ser plantado debaixo de redes elétricas ou fios de telefone. Mas para quem deseja ter uma bela visão colorida durante o inverno, o Ipê Amarelo é sem dúvida uma opção.
2. Jacarandá Mimoso
Assim como o Ipê, o Jacarandá é uma árvore grande, de raízes bem profundas e por isso não danifica calçadas. Mas, para não ser mutilado quando atingir idade adulta, é bom que fique longe das redes aéreas. A florada arroxeada do jacarandá mimoso é uma das mais bonitas da primavera. Avenidas e alamedas adornadas com esta árvore costumam atrair a atenção pela beleza e exuberância de suas flores.
3. Manacá da Serra
Muito comum na região sudeste, o Manacá da Serra é por apresentar boa sombra e uma vasta florada com variação de cores. É uma das únicas árvores cuja flor muda de cor. Sua florada vai de novembro a março e seu manejo exige um certo cuidado com podas e regas pois, por ser oriunda da mata atlântica, o manacá gosta de água. A variedade anã não passa dos 3 metros e por isso é indicada para calçadas podendo ser plantada mesmo embaixo das redes aéreas.





4. Oiti
Pela vasta sombra oferecida o ano todo, pelo seu manejo simples e sua capacidade de resistir a altas temperaturas, o Oiti é uma das árvores mais adotadas em áreas urbanas, condomínios e estacionamentos. Seus frutos são pequenos e não geram problemas para quem estaciona sob a sombra dos oitis. A vasta folhagem desta árvore permite moldar as copas através de podas que embelezam a frente das casas.
5. Quaresmeira
A Quaresmeira é uma das mais utilizadas para paisagismo no Brasil inteiro. Isto ocorre porque a sua florada roxa acontece duas vezes por ano e sua folhagem perene garante sombra o ano inteiro. De pequeno porte e raízes profundas é perfeita tanto para calçadas como para quintais e cortinas arbóreas.
6. Ipê Mirim
Para quem sempre desejou ter um ipê florido na frente de casa, mas devido a altura da árvore, não é possível plantar esta variedade em sua calçada ou no seu quintal, o Ipê Mirim é uma excelente alternativa. Com florada mais duradoura que acontece no começo do ano, o Ipê Mirim é um arbusto indicado para paisagismo em jardins pois sua raízes podem danificar calçadas e pisos.
7. Pau Fava
Outra árvore que apresenta flores dourados por quase três meses no ano e muito indicada para adornar a frente das casas é o Pau Fava. Com flores desenvolvidas em cachos, o Pau Fava é uma árvores rústica, que não cresce muito, nem precisa de muito manejo. Muito indicado por produzir boa sombra e impedir a propagação de ruídos.
Existem muitos outros tipos de árvores que você pode avaliar para a sua casa, mas vale frisar que, em muitos casos é preciso procurar a prefeitura. Alguns municípios mantém uma política de arborização urbana e já possuem inclusive mudas para indicar para o plantio em sua casa.
Aqui em Ubatuba, indicamos o Viveiro Instituto da Árvore, tanto para indicações paisagísticas como para compra de espécies nativas, fala com o Rui Grilo ou com a Nalva Barbosa.🌱

FONTE............Tamoios de Ubatuba 
Lidi Keche   via    facebook







Nenhum comentário:

Postar um comentário