Agradecemos imensamente a Associação do Maricultores, na pessoa do Lucas Navarro, pelo convite para inauguração da Sede aqui em Ubatuba, na rua Chico Santos, Itagua.
A celebração foi linda, com vários pratos servidos a base de frutos do mar e algas, produzidos por eles, uma variedade imensa, depois coloco aqui os produtores e produtos para quem tiver interesse em conhecer.
Também tive o prazer de enfim conhecer e conversar com seu Gino, que contou o quanto a maré vermelha prejudicou a situação dos produtores, porém passou!!!
Devemos ficar atentos ao esgoto nos rios e mar, para não calhar prejuízo aos caiçaras que tem o mar como fonte de renda e alimentação.
Alguns proprietários de fazendas marítimas contaram que já realizam turismo de base comunitária, levam escolas para visitação e degustação, considerado também como turismo sustentável .
Acredita-se que a maricultura, associada ao turismo sustentável, possam complementar a renda da pesca extrativista, atenuando a pressão sobre recursos marinhos. Assim, a maricultura e o turismo tornam-se potenciais na contribuição para o desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida dos maricultores.
A festa toda pensada em sustentabilidade, caneta para anotar o nome no copo de papelão para não perder, lixeiras, tudo lindo, e para terminar, um Fandango bom com a turma do Ostinho de Ubatuba. Tudo muito lindo!
Boa sorte para todos os Maricultores, obrigada pelo convite
Lidi Keche Via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário