terça-feira, 25 de outubro de 2022

INSTITUTO ARGONAUTA É ACIONADA PARA RESGATAR E CUIDAR DE UMA AVE MIGRATÓRIA E ENCONTRADA NA PRAIA GRANDE

 



No dia 21 recebemos um novo paciente em nosso Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) em Ubatuba.
A equipe do CRD do Instituto Argonauta que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi até a Praia Grande de Ubatuba atender o acionamento do corpo de bombeiros sobre uma ave marinha debilitada.

A ave identificada como como bobo-pequeno (Puffinus puffinus) a princípio apresentava lesões nas patas. O animal está sendo atendido pela nossa equipe de veterinários para um diagnóstico mais completo.
Essa espécie não passa dos 38 cm de comprimento, e chama a atenção por realizar longas jornadas para a migração. Pode viajar até 20 mil quilômetros, por isso é comum chegar debilitada a nossa costa. É uma ave considerada pouco preocupante com relação à extinção da espécie pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da IUCN (sigla em inglês).
O Instituto Argonauta atua, desde 1998, em parceria com o Aquário de Ubatuba no resgate e reabilitação de fauna marinha, e também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Caso encontre uma ave marinha como essa na praia, abrigue em uma caixa de papelão e isole a área para manter o animal afastado de curiosos, cachorros e urubus. Ligue 0800-642-3341 ou (12)99785-3615.
Sobre o Instituto Argonauta
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário