sexta-feira, 21 de outubro de 2022

O MAR............

 

O Mar
Não me lembro o dia, só sei que foi logo que mudamos para Ubatuba.
Meu pai nós levou para conhecer o mar.
Me lembro que fiquei quase sem respirar olhando aquele mundão de água, que se mexia, se encolhia, se enrolava e depois se desmanchava na areia, deixando uma coisa branca parecendo renda que sumia também. Que milagre era aquele? Parecia uma panela de água que fervia sem parar.

Meu pai disse que havia horas que as águas de afastavam e a areia escura aparecia por um bom tempo e depois enchia de novo. (ele falava das marés), disse que tinha uns homens que saiam madrugadinha para pescar num barquinho chamado canoa, que tinha muitos metros de uma coisa chamada rede e que os peixes eram pegos nestas redes e que vinham muitos com variados nomes... até um tal de camarão vinha nesta tal rede.
Que coisa maravilhosa esse tal mar...
Meu pai provou que água era mesmo salgada e avisou que se ficassemos quietos ele também ficaria , se fizéssemos barulho ele ficaria bravo..
Quanto mistério tinha esse tal mar...
Pela primeira vez estava vendo o mar...eu a caipirinha do Vale, no litoral olhando o mar deslumbrada...
Nesses mais de sessenta anos de convivência com o mar, eu aprendi a ama lo, respeita lo ,reconhecer qdo está calmo agitado, aprendi a admirar suas variadas cores e seu mundo encantado de vida e mitologia,que sustenta o homem que aqui vive.
Ana Maria Fernandes VIA FRacebook
2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário