segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Ubatuba protocola ofício solicitando inserção na área do Pré-Sal

 

As secretarias de Pesca e Agricultura e de Meio Ambiente de Ubatuba protocolaram, na última sexta-feira, 28, um ofício na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Caraguatatuba com uma série de argumentos e contestações para conseguir que a “capital do surfe” seja reconhecida na área de abrangência do Pré-Sal fase 4.


Trata-se de considerações sobre o licenciamento Ambiental Federal relativo à Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos – Etapa 4, da Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás, solicitando a correção de algumas conjecturas para que o município possa integrar a área afetada e conseguir, posteriormente, royalties do petróleo.

De acordo com o secretário de Pesca e Agricultura, Luiz Chaves, foi elaborada uma Informação Técnica pelo Grupo de Trabalho de Licenciamento da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte- APAMLN (GT Licenciamento da APAMLN), no qual a Prefeitura Municipal de Ubatuba compôs o referido GT e contribuiu para as discussões, análise do Estudo de Impacto Ambiental- EIA e a escrita da Informação Técnica Conjunta GT Licenciamento APAMLN 001/2022.

“Ao analisar previamente o conteúdo do EIA, verificamos alguns equívocos, como ausência de informações relevantes referente ao território de Ubatuba e da região do Litoral Norte, portanto, destacamos a necessidade de estudo complementares e ajustes ao EIA, devidamente detalhados na Informação Técnica”, explicou Chaves.

Além disso, durante a VI Reunião Ordinária de 2022 do Conselho Municipal de Meio Ambiente- CMMA (65ª Plenária Ordinária do CMMA), os conselheiros solicitaram a realização de uma audiência pública em Ubatuba para discutir o tema. “O município já havia protocolado uma solicitação de audiência pública dentro do prazo legal, que foi 1º de outubro. Agora, aguardamos um retorno do órgão competente”, finalizou.

PREFEITURA   DE  UBATUBA  SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário