Produtores, coletores e beneficiários da palmeira juçara participaram do encontro da Rede Juçara Paulista realizado em Ubatuba nos dias 25 e 26 de outubro. O encontro contou com visitantes do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Serra do Mar, além dos produtores locais das comunidades quilombolas da Caçandoca, Camburi e Fazenda da Caixa, comunidade indígena da Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, e as comunidades tradicionais caiçaras do Peres e Sertão do Ubatumirim.
A iniciativa é uma realização da Fundação Florestal do Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP e da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio das Secretarias de Pesca e Agricultura e de Educação, além da nutricionista Cláudia Rafaeli.
Na tarde do dia 25, foi realizada roda de conversa e dinâmica que aconteceu no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, contando com a participação de cerca de 100 pessoas. A temática principal discutida girou em torno do fortalecimento da rede produtora de juçara em toda região, abordando o modelo de negócio para o futuro da cadeia produtiva; marketing e identidade territorial da juçara; e, compensação pelo engajamento ecológico dos que optam pela produção da juçara com sustentabilidade. Além disso, os participantes puderam trocar experiências e fortalecer os relacionamentos dentro da rede regional. Durante a dinâmica, foram formados grupos reunindo produtores de diferentes regiões, que discutiram entre si dificuldades da cadeia produtiva da juçara e possíveis soluções.
Já no dia 26 pela manhã, os produtores vindos de localidades fora de Ubatuba puderam visitar a Escola Municipal Padre José de Anchieta para conhecerem a estrutura utilizada nas escolas da rede municipal; houve também uma roda de conversa com os nutricionistas Guilherme Fernandes e Ricardo Blasques, da Seção de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, tendo como objetivo conhecer a experiência exitosa de Ubatuba na introdução dos produtos da juçara na alimentação escolar, para a implementação da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE em seus municípios, através da compra dos produtos da juçara dos agricultores familiares locais.
PREFEITURA DE UBATUBA SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário