sábado, 28 de janeiro de 2023

Equipe da APA Marinha é surpreendida por grupo de golfinhos durante a travessia para Ilha das Couves

 

26  de Janeiro comemora se o Dia Mundial da Educação Ambiental. A data de 26 de janeiro é mais um convite para que possamos olhar ao nosso redor e através das nossas atitudes, promover mudanças de hábitos e de consumo, visando a recuperação e a preservação do nosso meio ambiente.

Aqui no Estado de São Paulo, o governo constituiu a Fundação Florestal para a Conservação e a Produção Florestal, que tem como finalidade contribuir para a conservação, o manejo e a ampliação das florestas de produção e das Unidades de Conservação estaduais.


Com esse fim, apoia, promove e executa ações integradas voltadas para a conservação ambiental, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil. Também é responsável pela comercialização de produtos extraídos de florestas plantadas em áreas pertencentes ou possuídas pelo patrimônio do Estado.

Para celebrar uma data tão importante, um grupo de golfinhos surpreendeu a Equipe APA Marinha Litoral Norte e integrantes da Fundação, que durante a travessia para a Ilha das Couves em Ubatuba, puderam presenciar este momento tão inesquecível.

“É como se eles soubessem a importância desta data e quisessem nos relembrar da magnitude de toda sua natureza”. 


E para quem ainda não conhece, a Ilha das Couves oferece duas praias para os visitantes passarem o dia. A Praia Menor, com água em tom de verde esmeralda, forma uma grande piscina para mergulho. Já na Praia Maior, também chamada de Prainha das Couves ou Praia de Dentro, a água ganha tons entre verde e azul, e o visual é surpreendente.

A visitação é coordenada pelo grupo de trabalho de gestão compartilhada, que envolve representantes da Comunidade de Picinguaba, da Almada, do Estaleiro e Ubatumirim, além do trade turístico do Itaguá.

O rodízio envolve três turnos, manhã 8h às 11h, almoço 11 às 14h e tarde, das 14h às 17h, respeitando o número de 177 visitantes por período.

Para saber mais sobre as Unidades de Conservação do Estado, acesse o Guia de Áreas Protegidas aqui. 

Por Redação Tamoios News 

Fonte: Função Florestal SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário