A Defesa Civil estadual emitiu um alerta de condições para chuvas intensas acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo entre terça-feira, 24, e sexta-feira, 27. A previsão é de acumulados elevados – para a região do Litoral Norte, os índices pluviométricos devem chegar até 60mm.
Desta maneira, o órgão reforça a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos fortes e granizo.
As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se por ocupação da população em taludes de corte/aterro, deslizamentos de encostas e queda de blocos. Esta situação associada à precipitação incidente e à previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.
Já com as pancadas da última segunda-feira, 23, acumulados de precipitação entre 17h e 18h (ou seja, uma hora de duração) chegaram até 62mm na estação Itamambuca e até 61mm na estação Puruba – estas são as regiões que continuam com o maior acumulado na manhã desta terça-feira, embora nenhum dos locais o índice tenha chegado a 100mm – o que colocaria os locais em estado de atenção.
Ainda na tarde de segunda-feira, a Defesa Civil de Ubatuba informou que houve queda de árvore na BR- 101, registro de uma árvore com inclinação acentuada no Sesmaria ( passará por vistoria) e alagamento de algumas ruas em diversos bairros.
O órgão ainda relembra que a população jamais deve enfrentar enxurradas e inundações, pois são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa. Moradores de área de risco precisam ficar atentos aos sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário